qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Abertura de novos cursos marca aniversário de 17 anos da Uergs

Em Livramento está situado o 18º campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) celebra 17 anos, nesta terça-feira (10), com a abertura de novos cursos de especialização e para o mestrado profissional em Ambiente e Sustentabilidade. Neste ano, a comunidade acadêmica vai escolher em agosto a terceira gestão eleita da universidade para um mandato de quatro anos (até 2010, os reitores eram indicados pelo governador).

A instituição se prepara para ampliar a oferta de mestrados e já enviou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, cinco projetos de qualificações que devem ser aprovados até outubro. Hoje, a Uergs oferta os cursos de mestrado profissional em Educação, na unidade em Osório, e em Ambiente e Sustentabilidade, na unidade em São Francisco de Paula, que recebe inscrições em agosto.

O processo eleitoral da Uergs terá três chapas disputando a Reitoria, com posse em novembro. Recentemente, a instituição recebeu novos técnicos em laboratório e professores – do concurso de 2014 – e está realizando concurso para professor auxiliar na área de Libras.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são