sáb, 14 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Jovens advogadas dão um grande passo para o Direito de Família em Santana do Livramento

Fernanda Diez, Valquiria Castro, Macarena Bouchacourt e Maitena Rivas tiveram segunda reunião de acertos e preparativos (Foto: Elis Regina/AP)

Em agosto, núcleo do IBDFAM será inaugurado, até o momento diretoria está acertando os detalhes

Nesta semana, jovens advogadas e acadêmicas da área realizaram o segundo encontro da diretoria do Núcleo do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), no Costa Café. O núcleo será inaugurado no dia 24 de agosto com a presença do advogado especializado em Direito das Famílias e Sucessões, Conrado Paulino da Rosa, Presidente do IBDFAM/RS.
Conrado palestrará sobre as questões polêmicas na prática do direito de família contemporâneo. Na ocasião, virá também o advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Sul, Bráulio Pinto, membro da Diretoria Executiva do IBDFAM/RS que debaterá sobre o tema: Sucessão do companheiro após o julgamento da Repercussão Geral 809 pelo STF.
De acordo com Macarena Bouchacourt, Diretora-presidente do IBDFAM em Livramento, o núcleo tem como principal propósito começar a trazer novos eventos para o município, com o intuito de unir a classe de estudantes, universidades, poder judiciário e todos que tiverem interesse na matéria de direito de família e sucessões.
Maitena Rivas está no 6º semestre de Direito na Unipampa e há um ano se associou no IBDFAM. “Ainda não tive a cadeira de direito de família, mas escrevi um artigo sobre guarda compartilhada e me apaixonei pela área. Além disso, esse tema muda sempre, a sociedade vai se desenvolvendo e a família que era no século passado não é a mesma de hoje. As coisas vão se transformando e o núcleo busca também com que a gente estude essas mudanças que existem dentro do direito e principalmente dentro do direito de família”, comenta a acadêmica.
Nesse sentido, o núcleo inclui profissionais formados e estudantes, com o objetivo de dividir experiências e agregar novos conhecimentos. Valquiria Castro é tesoureira do núcleo e destaca o apoio das universidades locais, Unipampa e URCMAP, com a inauguração do IBDFAM em Livramento. “Nossa ideia é trazer congressos, colóquios e pessoas renomadas na área. Tivemos total apoio das universidades para desenvolver os artigos, que são muito importantes para quem deseja seguir carreira acadêmica, produzindo para o Currículo Lattes”, comenta.
Quem tiver interesse em participar da palestra de inauguração ou se associar ao núcleo em Livramento pode entrar em contato com a diretoria formada por Macarena Bouchacourt, Fernanda Diez, Maitena Rivas, Valquiria Castro, Renato Ucha e Sílvia Gomes.
Fernanda, 2ª secretária, ressalta que os ingressos serão vendidos a 15 reais para sócios e 20 reais para não sócios. Até uma semana antes do evento, os interessados poderão comprar.

Fernanda Diez, Valquiria Castro, Macarena Bouchacourt e Maitena Rivas tiveram segunda reunião de acertos e preparativos (Foto: Elis Regina/AP)

Por: Lauren Trindade – [email protected]

Resumo de sábado – 14/06/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais e reportagens de capas de revistas   CORREIO BRAZILIENSE – Israel e Irã aterrorizam o mundo com bombas e morte   O ESTADO DE S. PAULO – Mísseis do Irã atingem Tel-Aviv após Israel ampliar ofensiva   O GLOBO – Irã revida, troca ataques com Israel, e conflito escala   FOLHA

A prisão injusta do General Braga Netto, mantida há quase seis meses, sem nenhum tipo de condenação e baseada em acusações frágeis, tem que acabar! Se, até mesmo, a imprensa reconhece que tal restrição de liberdade é descabida, o que falta para soltá-lo? Braga Netto não é, nem nunca foi, ameaça para a democracia.

Mourão surpreende novamente e sobe o tom pedindo nova decisão de Moraes

Os advogados do general Braga Netto pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a soltura do ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro. O pedido foi feito após o militar prestar depoimento ao STF. Braga Netto negou as acusações. “Diante de todo o exposto, ratificando os pedidos já submetidos a esse STF e especialmente diante da atual