seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Ligação para prevenção ao suicídio passa a ser gratuita em todo o país

Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o país. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188.

Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados. Antes, o serviço era cobrado e prestado por meio do 141.

A ligação gratuita para o CVV começou a ser implantada em Santa Maria (RS), há quatro anos, após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens. O centro existe há 55 anos e tem mais de 2 mil voluntários atuando na prevenção ao suicídio. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.

 

UTEC lanza posgrado binacional para formar en educación tecnológica y promover la enseñanza e investigación

La presentación pública de la nueva propuesta académica binacional se realizará el viernes 19 de setiembre en UTEC Rivera junto a la Universidad Federal Santa María y el Instituto Federal Sul-riograndense El posgrado, gratuito, tiene como objetivo fortalecer la formación permanente de docentes y no docentes vinculados a la educación tecnológica y profesional, y promover la enseñanza, investigación, extensión e