qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Unipampa promove debate no Dia Mundial do Orgulho LGBT+

Palestras abordaram números, dados nacionais e mundiais e a evolução da legislação (Foto: Marcelo Pinto / Arquivo)

Professores da Universidade fizeram uma abordagem histórica e jurídica sobre o tema

Dois professores da Unipampa – Capus Santana do Livramento, promoveram na noite de quinta-feira (28) um debate aberto entre estudantes e comunidade sobre o tema LGBT+ com os tópicos: ‘Gênero e Sexualidade – o que o Direito (não) diz’ com o professor João Monteiro e ‘Pinkwashing e o sequestro da luta LGBT+ no mundo’ com o professor Flávio Lira. O encontro aconteceu no auditório do campus. Um bom número de alunos compareceu ao encontro.
Os professores fizeram uma abordagem didática com utilização de gráficos e dados do Brasil e mundo. Os dados de criminalidade também foram tema durante a palestra. O professor João Monteiro fez uma abordagem ligada a ciência do Direito e fez uma explanação histórica do Direito de Família e de como as relações entre pessoas LGBTs passou a ganhar notoriedade dentro do universo jurídico.

O dia na história
Em 28 de junho de 1969, num bar chamado Stonewall, em Nova Iorque, aconteceu a chamada Revolta de Stonewall que deu origem ao Dia do Orgulho LGBT e à Parada do Orgulho LGBT. Segundo a história, as LGBTs, cansadas de serem maltratadas e presas pela polícia por simplesmente serem quem são, gritaram “Poder Gay” e se rebelaram contra a polícia. Esse grito foi o primeiro passo contra as repressões às pessoas LGBTs.
Com o passar dos anos, muitas conquistas foram alcançadas pelo Movimento LGBT, como o direito à união estável homoafetiva, ao casamento civil igualitário, a transformação da Parada LGBT de São Paulo na maior Parada LGBT do mundo, a aprovação, pelo STF, do direito da mudança em cartório do nome e do sexo no registro civil por auto declaração e até mesmo o beijo entre ‘Félix e Niko’ em rede nacional durante telenovela da Rede Globo.
Neste 01 de julho, domingo, em Porto Alegre, no Parque da Redenção, uma atividade está programada para comemorar o dia da Visibilidade LGBT. A atividade começará às 10h e está prevista para durar até as primeiras horas da noite.

Palestras abordaram números, dados nacionais e mundiais e a evolução da legislação (Foto: Marcelo Pinto / Arquivo)
Professores da Unipampa, João Monteiro e Flávio Lira (Foto: Elis Regina AP)

Por: [email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con