qui, 24 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Animais de rua não existem, sabia?

ClimVet: Nosso compromisso é a saúde da sua família!

A menos que se trate de pássaros, lagartixas, ratos, baratas e seus parentes, crocodilos em alguns lugares da Austrália hihihih tudo bem…

Mas cachorros e gatos de rua não existem mesmo!

Ai você já deve estar pensando, caro leitor, “mas em Livramento tem e, tem muito!” Pois eu lhe respondo: tem muitos cães e gatos NA RUA querido. E ai está nossa grande questão! Na nossa cidade, todos sabem que existe uma grande quantidade de cães e gatos que estão soltos na rua por ai. MAASS esses animais nasceram na rua? É possível. A maioria nasceu na rua? Pouco provável. Eles vivem de caça, pesca e coleta? Com certeza não.

 Acho que não bolacha..

Apesar de abandonarem muitos animais lá!

AHHH chegamos num ponto crucial! ABANDONO! Tá ai!

E agora, uma historinha!

Um dia o Pedrinho, 5 anos, pediu pra mãe um cachorro de dia das crianças, o pai do Pedrinho não queria, mas quem resiste ao pedido de um filho né?! Dois anos depois, a família resolveu se mudar para Florianópolis, porque lá tem praia, Livramento não tem trabalho e faz muito frio né?!

Agora não dá Bolacha…

Mas o Thor, o cachorro do Pedro, era um Australian, porque tava na moda e tal.. Só que lá em Floripa a família vai morar num apartamento! Um dia antes da mudança então, o pai do Pedro resolveu visitar o Batuva (por exemplo). No dia seguinte a família entrou no carro e todos estavam preparados para a viagem. O Pedro perguntou do Thor, e o pai disse que sabia que ele iria ficar triste porque o Thor não poderia ir na viagem, então não contou que ele teve que ficar na casa da Vilma, a amiga da vó do Badanha, em Livramento. O Pedro chorou até Butiá.. mas depois se empolgou com a praia e as coisas se acomodaram. Chegaram em Florianópolis e uns dois meses depois o Pedro insistiu que queria um cachorro de novo, mas como moravam em apartamento, escolheram um Buldogue Francês. Final do primeiro capítulo.Agora não dá Bolacha..

Uma breve explanação do capítulo: quando o cachorro vira um problema, a gente tem que resolver o problema. Obvio que o pai do Pedro não vai matar o Thor, que coisa horrivel! Mas quem sabe deixa-lo ser livre, selvagem, caçador, não seja uma ideia ruim! (Thor só saia de casa pra vir na Climvet tomar um banhão de vez enquando) E também.. muitas pessoas vão ao Batuva, alguém vai adotar o Thor!

OU NÃO.

Temos então, o  mais novo “cachorro de rua” de Santana do Livramento! Thor! Ou Cusco! E não somente apenas isso, o mais novo pai de família das “cadelas de rua” de Santana do Livramento! Veja que lindo ciclo!

É possível que alguém adote o Thor, mas crie ele solto, afinal, ele “era da rua”. Então ele come em casa todos os dias, mas sai pra passear BEM TRANQUILO e tal, acha uma namorada.. o ciclo da vida né?!  Família!

Nacem “caezinhos lindinhos fofinhos de rua”! Eles vão sobreviver? Eles vão passar fome? Eles vão ser comidos por um Gato-do-mato? Esta Sexta-feira, no Globo Repórter.

Essa é UMA hipótese do surgimento dos cães e gatos de rua da nossa cidade, podemos escrever um livro com tantas histórias possíveis de casos de abandono de animais ou da criação de animais semi-domiciliados. Mas a intensão desse texto é fazer a gente pensar. Tanto na responsabilidade que cada tutor tem com o seu cão em relação a não abandonar, a castrar, a cuidar. Quanto a nossa responsabilidade enquanto comunidade. Os cães e gatos não podem ser criados soltos nas ruas. Não podem sair para passear e gerar uma nova família que não é responsabilidade de ninguém. Isso gera acidentes de trânsito, acidentes por mordeduras, transmissão de doenças, problemas de saúde pública e etc..  Sei que a maioria que está lendo esse texto, tem o seu cão dentro de casa e bem comportadinho, a maioria castrado! (se possível, não compre, ADOTE! :D) Mas é bom trazer a discussão pra os nossos almoços de domingo. Até porque, em poucos dias acontecerá um evento público para colher assinaturas para o abaixo-assinado que está rolando com intensão de pressionar a prefeitura para a implantação do programa público de castração. Então, precisamos da ajuda de todos! A super população de cães e gatos de rua é um problema crônico de saúde pública. Ajude a recuperar a nossa cidade dessa cultura cruel dos “animais de rua”. Animais de rua não existem.

Texto elaborado por Raiza Chemeris, médica veterinária da CLIMVET.

Endereço: Rua Pref Hugolino Andrade, 1030 – esq. Barão do Triunfo

Telefone: 3241 2153

Operación “BIFIDUS” con varios allanamientos y detenidos en Rivera

Investigación llevada adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional de Uruguay (DIPN) Regional Norte El escenario policial en el departamento de Rivera continúa mostrando una intensa actividad delictiva, dónde en esta oportunidad los integrantes de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional de Uruguay (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo de inteligencia policial realizada,

Buscan a hombre denunciado como ausente en Rivera

Las autoridades policiales solicitan la colaboración de la población en general para ubicar a, César Daniel González Nogueira, uruguayo de 34 años de edad. Según indica la denuncia policial radicada, González Nogueira se ausento de la zona de barrio Santa Teresa el pasado día 16 de Julio del corriente 2025. Por cualquier información que aporte datos que permita a las