qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Reunião do Irga reuniu agricultores para debaterem sobre o setor arrozeiro

Lafayette Neto, engenheiro agrônomo do Irga, foi o palestrante (Foto: Lauren Trindade/AP)

De acordo com o engenheiro agrônomo do Instituto, a classe está passando por um momento delicado na produção

Na última quinta-feira, 21 de junho, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoveu uma reunião na Associação Rural de Santana do Livramento com o objetivo de conversar com os agricultores sobre o trabalho realizado no município. O evento é realizado todos os anos e serve para congregação da classe e para o Irga passar informações técnicas aos agricultores com intuito de se planejarem e atingirem resultados satisfatórios na safra.

Segundo Lafayette Neto, engenheiro agrônomo do Irga, a classe está passando por um momento delicado no setor arrozeiro e no setor primário em geral. “Para sair dessa situação o planejamento é de suma importância. A nossa safra 2017/2018 está sendo muito difícil na questão de comercialização do produto, há uma desvalorização do grão muito grande, então notamos que tem muitos empreendimentos e lavouras que estão produzindo no vermelho”, comenta Lafayette.

Além disso, o engenheiro agrônomo diz que a paralisação dos caminhoneiros impactou na produção, mas entendem o movimento como um descontentamento da fase que o Brasil está vivendo. Segundo ele, o agricultor está produzindo abaixo do esperado, e esse tipo de insumo cada vez está mais alto. “Agricultores também estiveram apoiando os caminhoneiros, então a classe quer uma solução para esse descontentamento”, salienta Lafayette.

Lafayette Neto, engenheiro agrônomo do Irga, foi o palestrante (Foto: Lauren Trindade/AP)
Na oportunidade, vários agricultores estiveram presentes (Foto: Lauren Trindade/AP)

Por: Lauren Trindade – [email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con