qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Mari Machado confirma que será candidata a uma cadeira na Câmara dos Deputados

Vice-prefeita é pré-candidata à deputada federal (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

No anúncio, a vice-prefeita disse que foi a forma que ela encontrou de ajudar Sant’Ana do Livramento, após ser retirada do Governo Municipal no primeiro trimestre

A vice-prefeita Mari Machado (PSB) confirmou que concorrerá à deputada federal nas eleições gerais, neste ano. A informação foi confirmada durante o programa Conversa de Fim de Tarde, da RCC FM. A socialista estava acompanhada do presidente do PSB Livramento, secretário de Saúde Sérgio Aragon, e a dirigente da sigla, diretora-presidente do Sisprem Carla Saraiva.
Durante a entrevista, Mari afirmou que pensou muito antes de bater o martelo e aceitar o desafio endossado pelo Partido. “Essa decisão foi muito refletida, foi pensada por mim em razão de eu ter assumido o compromisso como vice-prefeita do Município, tendo um papel importantíssimo na eleição”, afirmou Mari.
Ela relatou que fez essa opção depois de ser retirada pealo Governo e sofrer cerceamento do trabalho que foi eleita para desenvolver. “Eu realmente fui afastada de qualquer função e estou sem ser convidada para qualquer atividade, analisei de que forma posso continuar ajudando a minha cidade – que foi o único motivo que fez com que eu voltasse para cá, ajudar Livramento. Diante deste cerceamento, decidi que a disputa federal tem mais é mais parecida com o meu perfil, já que por eu ter vivido em Brasília e conhecer os caminhos para consagrar recursos para o Município, penso que existem vários elementos positivos para essa candidatura”, complementou.
Além disso, a pré-candidata lembrou da tendência de renovação do parlamento. “Acho também que ser uma deputada que vá além da defesa do agronegócio, defendendo outras causas como a Saúde, Assistência, políticas para as mulheres e crianças. São formas que, de fato, desenvolvam a nossa região. Eu sinto isso, inclusive, em um momento de buscar recurso, ter um deputado teu (da cidade) é outro tipo de liberdade”, apontou.
Durante a conversa, Mari falou ainda sobre o Governo Municipal. A vice-prefeita contou que o prefeito Ico Charopen pediu para conversar com ela no sentido de recompor o Governo com a participação dela e do PSB. “Eu disse que conversaria com o meu partido”, contou. Após a reunião de cúpula do PSB, que tem a posição para deixar o Governo Municipal, foi realizada uma carta com vários pontos que o partido considera importante para a recomposição, mas não houve retorno por parte de Ico. “Essa carta tem o nosso pensamento, que não é só sobre cargos, é sobre política, atitude, comportamento, tratamento, posicionamento e respeito, é isso que se trata; programa de Governo, política pública”, disse.
E complementou falando sobre os motivos pelos quais a secretária Carla Saraiva está em Livramento. “Eu preciso dizer: Carla Saraiva veio a Sant’Ana do Livramento estava na diretoria de Assistência Social do Governo do Estado, uma pessoa que domina o Sistema Único de Assistência Social”, disse Mari. Carla foi conduzida ao Sisprem, depois do prefeito nomear Lauro Bisnfeld a titularidade na Assistência Social.
Questionada se ela voltaria à Administração, Mari disse que o prefeito tomou uma decisão política quando afastou ela da Secretaria de Governo. “Na medida que foi tomada essa decisão, a política mudou, eu tenho esse entendimento”, disse ela destacando que a política que está hoje ela não tem o apoio do seu partido.

Vice-prefeita é pré-candidata à deputada federal (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Por: Rodrigo Evaldt – [email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con