qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Capacitar em defesa civil aconteceu no salão de atos da Urcamp

Ao longo de toda quinta-feira, 21 de junho, no salão de atos da Urcamp, ocorreram diversas palestras e orientações de forma didática e ilustrativa sobre o Projeto Capacitar, do governo estadual, que tem como principal objetivo da Defesa Civil, qualificar devidamente os agentes municipais para desenvolver ações antes, durante e após eventos meteorológicos.
De acordo com Gerson Freitas, coordenador da 3ª regional, o município que for atingido por algum evento climatológico, que se caracterize como um desastre, deve imediatamente contatar a defesa civil e o Estado. “A partir desse momento, o Estado vai auxiliar o município em todo o processo de decretação de emergência, bem como o atendimento quanto às pessoas que foram atingidas por esse evento e também na busca de recursos para reestabeler a normalidade dessa comunidade”, explica Gerson.
Durante a palestra foram abordadas as normas legais para a aplicação de recursos públicos após decretação de situação de emergência. Segundo Reinaldo Castro, coordenador regional, a capacitar em defesa civil visa nivelar o conhecimento dos 24 municípios que compõem a região. “Nós fizemos a capacitação em três módulos, hoje nós temos o último módulo em andamento com dez municípios. Nosso objetivo é que esses municípios saiam daqui melhor preparados, para fazerem frente aos desastres que acontecem. Eles vêm aqui para terem uma qualificação e pra poder dar uma resposta mais efetiva, quando ocorrem esses desastres”, ressalta Reinaldo.

Por: Lauren Trindade – [email protected]

Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso

  O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com