O governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (21), o projeto ambiental para a conservação dos campos nativos do bioma Pampa do Rio Grande do Sul, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Os produtores rurais e extensionistas que participarem do projeto terão acesso a uma linha de crédito de longo prazo de R$ 5,2 milhões do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para incremento da produtividade pelo adequado manejo das pastagens, associado a uma valorização diferencial dos produtos.
Além deste valor, estarão disponíveis mais R$ 1,5 milhão a fundo perdido, com recursos do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). O projeto conta também com a articulação de três secretarias de Estado que atuam como co-executoras: Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
A coordenação será da Alianza del Pastizal (Alianças das Pastagens, em espanhol), iniciativa da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil/BirdLife) em parceria com as secretarias da Agricultura, Pecuária e Irrigação e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e o BRDE.
O evento contou com a presença do Governador do Estado, José Ivo Sartori; do diretor de planejamento do BRDE, Luiz Noronha; da secretária Estadual de Meio Ambiente, Ana Peline; e do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, entre outros.








