seg, 1 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Oficina da Secretaria de Educação está com 15 veículos parados

Cerca de 15 veículos estão parados há espera de manutenção (Foto: A PLATEIA)

Apenas seis ônibus municipais estão operando e fazendo linha para os estudantes

Nesta semana o Jornal A Plateia visitou a oficina da secretaria de educação no “Curralão”, na Avenida Dom Pedro II. Em conversas com alguns servidores que preferiram se manter em anonimato, eles relataram preocupação com a frota dos ônibus e 15 veículos parados a espera de peças ou manutenção. A maioria são ônibus do FUNDEB com acessibilidade e cadeiras especiais para deficientes que estão há meses estacionados há espera de alguma peça, manutenção ou mesmo uma troca de vidro quebrado. Segundo um dos mecânicos, faltam peças e ferramentas para o trabalho e enquanto aguardam as compras do setor responsável na secretaria, os carros ficam parados sem nenhuma manutenção sob a intempérie.
Alguns dos problemas listados pelos trabalhadores está: falha elétrica, mola traseira, amortecedores, buchas, pneus, vazamentos, bomba injetora, arranque e outros. Muitos carros estão parados há meses e já poderão apresentar outros problemas, segundo os servidores. Um dos mecânicos informou, inclusive, que pneus de um dos ônibus foram retirados para serem instalados em carros da secretaria de obras, o que não seria permitido.
O responsável pelo setor, o Fiscal Mansilha foi procurado pela reportagem, mas disse que está sob atestado médico e não poderia responder aos questionamentos. Em Nota, a Secretaria de Educação disse que não procede a informação de troca de pneus e, de acordo com a secretária de Educação, Maria Regina Prado Alves, “alguns veículos foram recuperados ao longo da gestão, ficando adequados para o transporte de alunos. Os demais veículos, sucateados desde gestões anteriores, ainda não receberam manutenção em função dos altos custos destas melhorias. Contudo, a Secretária ressalta: “Os ônibus do transporte escolar que estão circulando, estão em plenas condições de uso, com manutenções e documentação em dia e oferecendo segurança para os estudantes”.

Cerca de 15 veículos estão parados há espera de manutenção (Foto: A PLATEIA)

Carros estão sem as rodas no estacionamento (Foto: A PLATEIA)
Equipamentos estão abandonados e enferrujando (Foto: A PLATEIA)
Segundo secretária, faltam recursos para manutenção dos veículos (Foto: A PLATEIA)

Por: [email protected]

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: DINOSSAURO ANALÓGICO

Jornalista/[email protected] Neste mundo de golpes, fake news, manipulações e ilusões virtuais, me considero um autoexilado digital. Até quatro anos atrás ainda militava no Facebook, considerada “uma rede social para velhos”, categoria, aliás, na qual orgulhosamente me incluo. Invasões do meu perfil me fizeram mudar de ideia de manter atualizado este espaço. A decisão foi dolorosa, principalmente porque se tratava do