qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Campanha “Junho Vermelho” incentiva população a doar sangue

Foto: Marcelo Pinto/AP.

Próximo dia para doação de sangue acontece 20 de junho na Santa Casa

Na última sexta-feira, 1º de junho, iniciou em todo o Brasil a campanha “Junho Vermelho”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, principalmente nessa época do ano, em que o frio e a chuva afastam os doadores dos centros de coleta. A ação é fundamental para os bancos de sangue que enfrentam a baixa adesão de doadores.

Para incentivar as doações, a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu em 2004 o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador. E há três anos, o governo catarinense regulamentou a lei que criou o Junho Vermelho em Santa Catarina, dedicando um mês inteiro às campanhas de conscientização.

A coordenadora de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia, Larissa Kelbouscas, disse que a transfusão de sangue é fundamental e vital, por exemplo, para pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Diversas patologias, em geral, que precisam da transfusão e, além disso, é um ato de solidariedade e de cidadania.

 

Larissa Kelbouscas, coordenadora de enfermagem da Santa Casa. Foto: Marcelo Pinto/AP.

“Hoje em dia, nós temos aproximadamente 1,7% da população doadora, sendo que pela Organização Mundial da Saúde, o ideal seria de 3 a 5% da população. É um ato rápido, seguro e leva aproximadamente 15 minutos para realizar a doação de sangue, então a gente pede que a população venha até a Santa Casa para doar. Como não temos hemocentro na cidade, a gente precisa de estoques de sangue no hospital”, comenta Larissa.

 

Foto: Marcelo Pinto/AP.

 

Veja abaixo os requisitos para doar sangue:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação).

Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Próximas datas para doação de sangue:

20 de junho

18 de julho

22 de agosto

12 de setembro

24 de outubro

21 de novembro

12 de dezembro

Foto: Marcelo Pinto/AP.
Foto: Marcelo Pinto/AP.
Foto: Marcelo Pinto/AP.

 

Por: Lauren Trindade/ [email protected]

 

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con