ter, 18 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

Com as mãos no futuro

Barber Shop Fio da Navalha promove curso de barbeiro na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento

Nesta semana a Barber Shop Fio da Navalha deu início ao projeto que vai capacitar detentos por meio de curso de barbeiro. Esse projeto tem como objetivo oferecer qualificação para apenados (homens e mulheres) e, assim, oportunizar uma nova perspectiva de vida. A expectativa é que no futuro eles estejam capacitados para exercer uma profissão que gere renda e ponha o caminho para o crime ainda mais distante. Com o curso, eles poderão trabalhar em um salão de beleza, montar um negócio e até serem autônomos.
“A ideia é que eles façam o curso para que quando saiam do presídio, tenham uma profissão. Porque dificilmente as pessoas dão emprego para quem é ex-presidiário. A finalidade do curso é essa, que eles se tornem mão-de-obra qualificada para o reingresso na sociedade”, conta Douglas Duarte, proprietário da Barber Shop.
A ideia veio de Douglas e começou a se tornar realidade através de uma parceria com o Juiz da Vara Criminal Gildo Meneghello e com o Diretor do presídio Glauber Cunha.
“Essa história surgiu de uma conversa minha com o Douglas, eu sabia que o Douglas fazia alguns projetos sociais e a gente pensou em levar esse projeto para o presídio, em uma tentativa de trazer um pouco mais de ocupação para eles ali dentro e buscar também, através do curso, uma qualificação para que eles possam ter mais tarde uma profissão viável, que seja justa, honesta e correta. A intenção foi essa”, comenta Gildo.
O curso, com duração de 25 horas, é ministrado por Douglas Duarte e mais um funcionário da barbearia e contará com 5 detentos por turma, sendo uma de cada regime. São duas turmas de início, mas a ideia é que o projeto seja estendido a mais apenados ao longo do ano. A ala masculina também recebe atenção religiosa com visitas periódicas de religiosos que fazem orações, leituras da bíblica e reflexões.

 

Por: [email protected]

Fomento da Retomada

Momento da reconstrução: Assinatura para crédito emergencial para as famílias atingidas pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul inicia no próximo dia (21)

PL que extingue taxa do CRLV recebe mais um pedido de vista na CCJ e mais moções de apoio

Novamente na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (18/03), o Projeto de Lei n.º 599/2023, do deputado Rodrigo Lorenzoni, que acaba com a taxa de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, teve mais um pedido de vista. Foi o segundo após o parecer favorável do relator. O primeiro foi da bancada