sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Citadino teve virada do Zenit, vaga do Independente e 100% do Mônaco

Estes foram os três objetivos conquistados na noite fria de futsal pelo Citadino 2018 no ginásio do Esporte Clube Guanabara. As equipes da Sub 15 e Série Prata voltaram a quadra para estreia entre os garotos e desfecho da primeira fase para os adultos. NA Sub 15 deu Zenit contra o Nacional e na força livre o Independente virou e se classificou, enquanto o Mônaco venceu e encerrou a primeira fase sem derrotas na competição.
Virada
Zenit e Nacional debutaram no Campeonato da sub 15, onde já foram campeões. O Nacional começou melhor e Juan Escorar fez logo dois gols em 20seg. O Nacional controlou grande parte do primeiro tempo, mas o Zenit, que até então só tinha o goleiro Luis Carlos como destaque, teve uma reação relâmpago no final. Kauê apertou a marcação na saída de bola do Nacional e após roubar a bola, descontou para 2 x 1. Nem bem o Nacional se recuperava e Leo empatou o jogo. Antes de fechar o primeiro tempo e em 30seg o Zenit virou o placar para 3 x 2. O Nacional sentiu o impacto da virada e não se recuperou mais na partida. Já o Zenit cresceu e voltou com tudo para a etapa final. Gabriel fez o quarto e Leo o quinto fazendo o Zenit abrir vantagem. Enquanto Luis Carlos fechava o gol Facundo ampliou para 6 x 2 e Gabriel marcou o sétimo do Zenit. Ramiro descontou na bola parada, mas Gabriel e depois Caetano fecharam o placar em 9 x 4 Zenit, com Ramiro voltando a descontar para o Nacional.
Independente classificado
O jogo mais decisivo da noite ocorreu logo a seguir. Pelo grupo B, da Série Prata, Independente e Patriots fizeram um confronto direto pela última vaga da segunda fase. O Independente jogava por um empate e ao Patriots só a vitória interessava. Cada equipe dominou um tempo do jogo e o primeiro foi do Patriots. Mais interessado a equipe abriu o placar com Roberto e ampliou com Jeferson. Ele ainda marcou o terceiro. O Independente insistia em infiltrar pelo meio da quadra e batia de frente com a marcação bem feita do Patriots. O gol do Independente só veio no final e num chute do meio da quadra de Yuri. O resultado classificava o Patriots. Mas veio o segundo tempo e o jogo virou. O Independente voltou com outra postura e empurrou o adversário para sua quadra. Lucas Daniel fez o segundo e seu irmão Lucas Santiago empatou a partida e devolveu a vaga ao Independente. O Patriots se obrigou a arriscar e Zé Ignácio fez o 4 x 3 e Roberto fez o quinto gol e novamente colocou o Patriots no G4. O jogador Zé, que comandava o sistema defensivo do Patriots, porém teve um estiramento e teve que deixar o jogo e o Independente se aproveitou. Santiago diminuiu para 5 x 4 e Diego soltou a bomba para empatar o jogo. O Independente seguiu forçando e virou com Santiago. Enquanto o goleiro Cristian fechava o gol, o Independente ampliava com Dailon. O goleiro Sandro Jr ainda fez o sexto gol do Patriots, mas Daniel marcou o 8 x 6 e confirmou a classificado definitiva do Independente, que chegou aos nove pontos e garantiu a quarta vaga. O Patriots deu adeus a temporada.
Mônaco, o invicto
Quem esperava um jogo sem brilho entre os já classificados Mônaco e Deportivo na partida final da rodada se enganou. Os dois melhores times do grupo A fizeram um grande jogo. O Mônaco defendia sua invencibilidade e o Deportivo a chance de empatar em pontos e virar os 100% do adversário. Num jogo muito técnico o Mônaco esteve quatro vezes na frente, mas o Deportivo foi em busca do empate. Daniel abriu o placar num bonito passe de Vini, mas o artilheiro Bruno Mello empatou para o Deportivo. Jeferson, em jogada pessoal, fez o 2 x 1, mas João Fernando empatou novamente. O terceiro gol do Mônaco foi de Vini após jogada ensaiada com Bruno. O Deportivo empatou novamente com João Fernando. Antes de fechar o primeiro tempo o Mônaco voltou as frente com Vini.
O segundo tempo começou com Bruno ampliando para o Mônaco. A reação do Deportivo não demorou e João Fernando diminuiu e Bruno Mello empatou o jogo pela quartas vez. Já mais cansado, pois poupou menos seus jogadores, o Deportivo teve um minuto de descuido e Morel fez duas jogadas que levaram o Mônaco a marcar dois gols e abrir vantagem. No primeiro ele assistiu Joca que fez o 6 x 5 e pouco depois Morel driblou dois marcadores e tocou para Iago ampliar para 7 x 5. Iago ainda fez o oitavo e Lorenzo o nono gol do Mônaco. Bruno Mello descontou, mas Leonard fez o 10 x 6. Rafael e Bruno Mello descontaram para 10 x 8, tentando alterar o desfecho do jogo. O Mônaco então ampliou com Leonard e Vini e o gol de João Fernando fechou o jogo em 12 x 9 para o Mônaco, único time ainda invicto no campeonato. Cristian, goleiro do Independente foi eleito craque da rodada.

Patrocinadores
O Citadino é patrocinado por; Movilcor, Magazine Luiza/Mallory, CFC Santanense, Gato & Sapatos e Zapatodos, Uniagro/Erva Charme, Lojão Total, Casa dos Colchões, CHS-Centro Hospitalar Santanense, Larratea Combustíveis, Unimed e apoio da Unicred e Casa dos Troféus.

 

 

 

 

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos