qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Wainer Machado esclarece pontos da condenação na Justiça Federal

O Jornal A Plateia se equivocou quanto à fatos do processo e agora faz a devida retificação

Na última sexta-feira (18) a Justiça Federal de Santana do Livramento publicou decisão a respeito de um processo envolvendo o ex-prefeito Wainer Machado durante seu governo entre julho e setembro de 2012. O Jornal A Plateia publicou uma matéria conforme Nota da Zero Hora e Gaúcha em nosso site, conteúdo que fazia algumas referências equivocadas à Sentença e em desacordo com os fatos do processo. Nesta semana, Wainer Machado falou sobre o assunto com a RCC e TV A Plateia esclarecendo os fatos e você confere agora uma Nota divulgada pela Defesa do ex-prefeito sobre o caso:

“1. O MP acusava Wainer de uso indevido de verba do SUS; de fraudar o Sistema e ter um Cnes falso para produção em duplicidade do que já era pago à Santa Casa; de ter causado dano existencial à comunidade por mal empregar verba destinada à saúde; de ter causado dano ao erário.

 

Frise-se: Pela Justiça Federal, Wainer foi considerado inocente. As denúncias do MP foram PROVADAS inverdades. Improcedentes! Wainer foi inocentado pela JUSTIÇA.

  1. Diferente do que consta da notícia: não houve irregularidades na utilização da verba federal utilizada na Santa Casa! Era correto o procedimento adotado por Wainer, o dinheiro foi repassado e realmente deveria ter sido repassado – como foi feito!
  2. Wainer não terá que pagar a multa de 5 vezes o salário da época, no caso, como Prefeito!
  3. Wainer não deu nenhuma entrevista sobre essa sentença para a ZH;
  4. A Santa Casa não está interditada. Está em funcionamento normal!
    A condenação foi por contratação de profissionais para trabalhar na saúde, sem concurso público – o que aconteceu, nunca foi negado e, sim, justificado, pela necessidade dos profissionais da saúde em caráter mais que emergencial. Existencial.
    O risco foi assumido, a saúde nunca funcionou melhor que nessa época.
    Wainer não está condenado, pois quem decidirá a questão é o Tribunal Regional se, por ventura, não aceitar a justificativa e as provas da urgência que se teve de usar para reabertura da Santa Casa, quando sofreu interdição.

    Ex-prefeito de Livramento, Wainer Machado / FOTO MARCELO PINTO

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con