O evento serviu para tirar as dúvidas dos santanenses sobre o novo ciclo das Fronteiras
O final da semana foi marcado pelo 11º Encontro de Associações Comerciais e Industriais do Rio Grande do Sul (ACIs). O evento já é tradicional e, neste ano, além de contar com a presença do Governador José Ivo Sartori na abertura, contou com os deputados federal, Marco Maria, e estadual, Frederico Antunes. Além deles, participaram do evento o administrador Oscar Mario Bentacur, o delegado da Receita Federal, Adilson Valente, a presidente da Federasul, Simone Leite, e o gerente de marketing, Eron Moraes.
Para o presidente da Acil, Jairo Zamberlan, o momento é importante para todas as cidades gêmeas de Fronteira. “Para que se entenda bem a necessidade de nós todos, em um trabalho feito por Sant’Ana do Livramento, estarmos beneficiando todas as fronteiras do Brasil, isto que são regiões que passam por graves problemas econômicos e os free shops vem a ser um alento para todas as cidades de fronteira”, disse Jairo.
Zamberlan lembrou que o evento é uma homenagem. “O 11º encontro de ACIs é uma homenagem que fazemos a Victor Hugo Fialho, idealizador do evento. No ano passado não pudemos fazer, pois ele era meu vice-presidente e foi uma perda muito grande para a Acil”, contou.
Além disso destacou que é uma ação de vários partidos. “É uma ação pluripartidária, eu fico muito satisfeito com a vinda do Governador, que através de suas lideranças se engajou no projeto dos free shops e, a partir desse engajamento começou a trabalhar junto com os líderes do PP e do PT para que se tornasse uma realidade os free shops”, apontou Jairo destacando que é uma legislação que beneficia todas as regiões de fronteira.
O deputado Federal Marco Maia lembrou durante o evento que o projeto dos fress shops surgiu de uma demanda. “Essa forte demanda foi colocada pela sociedade que faz parte das cidades gêmeas do nosso País. Nestas cidades há uma concorrência dos empresários brasileiros com os nossos coirmãos, como por exemplo aqui em Sant’Ana do Livramento”, lembrou.
O momento dos painéis serviu para que as dúvidas que ainda se tem sobre o tema fossem tiradas pelos panelistas. O deputado estadual Frederico Antunes ressaltou a pluralidade partidária para que se chegasse ao início da implantação dos free shops. “Nós fizemos uma PPPPP – Parceria Público Partidária Pró Pessoas, que eu acho que é o que as pessoas querem, para podermos encontrar as soluções. Temos divergências, temos. Mas eu acho que são menores do que o que as pessoas precisam”, comentou.