seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Meningite é descartada na Escola Dudu

Boato de que crianças estariam infectadas se espalhou no início da semana

 

A comunidade da Escola Municipal de Educação Infantil Dudu, em Sant’Ana do Livramento está em alerta, desde a semana passada, quando uma professora se sentiu mal na escola e foi levada para o pronto Socorro. De acordo com a diretora da escola, que não quis gravar entrevista, a educadora foi internada um dos hospitais da cidade, onde passou por vários exames clínicos em isolamento com a suspeita de meningite. Não há suspeitas de que crianças tenham contraído a doença.

O vírus causa inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção.

De acordo com a coordenadora epidemiológica de Sant’Ana do Livramento a suspeita não foi confirmada. Depois de uma limpeza geral a escola já voltou às aulas.

“A meningite foi descartada, as aulas já voltaram ao normal, mas como era uma suspeita a orientação era de que a escola ficasse fechada. O médico descartou a meningite”, disse coordenadora epidemiologica Gabriela Formoso.

Mesmo com o retorno das aulas, a prevenção foi reforçada. Lavar as mãos e usar álcool gel já faz parte da rotina da escola, tanto para professores como para alunos.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem