qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

PF: número histórico no RS

O valor total de bens apreendidos e sequestrados chegou a 150 milhões de reais

A Polícia Federal no Rio Grande do Sul encerrou 2017 com 114 operações deflagradas. O número histórico representa aumento de 54% em relação a 2016 e coloca o estado, pelo segundo ano consecutivo, como o que mais realizou operações no país.
Foram 75 ações pelas unidades do interior do estado, sendo 55 pelas delegacias de fronteira, e 39 pela Superintendência Regional, com sede em Porto Alegre. Os crimes tipicamente transfronteiriços, como o contrabando e o tráfico de drogas, representaram 48,3% das operações. Na área de desvio de recursos públicos, as ações passaram de três, em 2016, para dez, em 2017.
O valor total de bens apreendidos e sequestrados chegou a 150 milhões de reais e o prejuízo evitado projetado supera dois bilhões. Destaque-se a apreensão recorde de cocaína, que chegou a 1,7 tonelada, e de 6,6 toneladas de maconha, 4,4 toneladas de agrotóxicos e de mais de cinco milhões de maços de cigarros estrangeiros. Ao longo do ano, foram quatro mil inquéritos relatados, com 3,6 mil pessoas indiciadas.
Para o Delegado Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado, Sérgio Busato, o resultado operacional demonstra grande e efetiva participação das delegacias do interior do Estado e destaca a repressão aos crimes transfronteiriços. “Houve, ainda, priorização do combate à corrupção, sendo que realizamos dez operações em 2017 com o enfoque na repressão ao desvio de dinheiro público”.
O Superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Ricardo Saadi, destaca que o resultado demonstra que a instituição segue se aprimorando e evoluindo, com novas técnicas e recursos empregados na área operacional. “Cabe ao gestor da instituição fornecer as melhores condições e estrutura de trabalho para que os servidores desempenhem plenamente suas atividades. O desafio para 2018 é elevarmos o nível do trabalho realizado no ano passado, com foco no combate ao desvio de recursos públicos, mas sem deixar de dar atenção a todas as áreas de atuação da Polícia Federal”.
Com informações da Polícia Federal no Rio Grande do Sul.

Por: [email protected] – 03/02/2018 às 0:00

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con