dom, 16 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

História e tradição : 2º RP Mon completa 105 anos hoje

Neste dia 04 de fevereiro, a Brigada Militar comemora mais um ano de uma de suas Unidades mais antigas. Após a instalação provisória de um contingente orinudo de Santa Maria no ano de 1910, o Comandante Geral da Brigada Militar, Cel. Cypriano da Costa Ferreira, propôs a criação, em sua terra natal, de um Regimento de Cavalaria para vigiar a área de Fronteira. Assim em 4 de fevereiro de 1913, através do decreto n º 1931, o Presidente Antônio Augusto Borges de Medeiros, autorizou a criação do 2 º Regimento de Cavalaria, concretizando de forma efetiva a presença da Instituição em Santana do Livramento.

Com o passar dos anos, o 2º Regimento teve como sede a antiga sede do então Clube Pinheiro Machado, a Estância Velha da Tradição, que na atualidade abriga o CTG Estância Velha da Tradição, e a atual sede, inaugurada em 15 de outubro de 1921, sendo ocupada em 27 de março de 1922, por determinação do governo do Estado.

Na atualidade

O Regimento abrange as ações nos municípios de Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, São Gabriel, Manoel Viana, Santa Margarida e Vila Nova do Sul, tendo em seu comando o Tenente Coronel Adilomar Jacson Silva.

” Muito orgulha-me estar a frente desta Unidade tão importante da Brigada Militar possuidora de uma história brilhante de fatos que auxiliam a construir a credibilidade que a Instituição tem junto ao Rio Grande do Sul. Sou gestor de um efetivo que vence as dificuldades com profissionalismo e eficiência.”

Texto: Professor de história Luis Eduardo/ Comunicação Social do 2º R P Mon 

Por: Matias Moura – 04/02/2018 às 0:00

Solidariedade em prol do RS

Chegamos aos 80 mil Nessa jornada todos foram extremamente importantes. Nós, voluntários, queremos continuar. As doações pararam… estamos praticamente sem recurso financeiro para compra dos insumos. Estamos com novo pix,  Leda 51998075161 Nos ajuda a ajudar os outros. Obrigada Turma do Cachorro Quente menos