dom, 14 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

História e tradição : 2º RP Mon completa 105 anos hoje

Neste dia 04 de fevereiro, a Brigada Militar comemora mais um ano de uma de suas Unidades mais antigas. Após a instalação provisória de um contingente orinudo de Santa Maria no ano de 1910, o Comandante Geral da Brigada Militar, Cel. Cypriano da Costa Ferreira, propôs a criação, em sua terra natal, de um Regimento de Cavalaria para vigiar a área de Fronteira. Assim em 4 de fevereiro de 1913, através do decreto n º 1931, o Presidente Antônio Augusto Borges de Medeiros, autorizou a criação do 2 º Regimento de Cavalaria, concretizando de forma efetiva a presença da Instituição em Santana do Livramento.

Com o passar dos anos, o 2º Regimento teve como sede a antiga sede do então Clube Pinheiro Machado, a Estância Velha da Tradição, que na atualidade abriga o CTG Estância Velha da Tradição, e a atual sede, inaugurada em 15 de outubro de 1921, sendo ocupada em 27 de março de 1922, por determinação do governo do Estado.

Na atualidade

O Regimento abrange as ações nos municípios de Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, São Gabriel, Manoel Viana, Santa Margarida e Vila Nova do Sul, tendo em seu comando o Tenente Coronel Adilomar Jacson Silva.

” Muito orgulha-me estar a frente desta Unidade tão importante da Brigada Militar possuidora de uma história brilhante de fatos que auxiliam a construir a credibilidade que a Instituição tem junto ao Rio Grande do Sul. Sou gestor de um efetivo que vence as dificuldades com profissionalismo e eficiência.”

Texto: Professor de história Luis Eduardo/ Comunicação Social do 2º R P Mon 

Por: Matias Moura – 04/02/2018 às 0:00

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada