PUBLICIDADE faculdade Fael

Bastidores

Decisão sem efeito

Faltou, aparentemente, uma reunião prévia entre o prefeito Ico Charopen e a secretária municipal de Educação, Maria Regina Prado Alves, para definir uma posição clara do Poder Executivo em relação ao convênio com a Famurs para o custeio do transporte de estudantes da rede estadual de ensino em Livramento. Segundo a Secretária, a pasta já está realizando um levantamento para o transporte apenas dos alunos da rede municipal e do ensino infantil, desconsiderando o transporte dos alunos do Estado. Em Porto Alegre, porém, o Prefeito disse na Seduc que o transporte dos estudantes das escolas estaduais será mantido pelo Município e que tudo não passou de um equívoco.

Menos escolas na zona rural

Com visão administrativa pragmática, a professora Maria Regina Prado Alves tem buscado otimizar a estrutura e logística da educação no município. Foi dela a ideia da criação das escolas-pólo, na década de 1990, quando foram fechadas diversas escolas que ofereciam apenas unidocência e ensino até a 4ª ou 5ª séries. Agora, pensa em reduzir ainda mais o número de escolas,  visando a reduzir custos e, ao mesmo tempo, oferecer mais qualidade para os estudantes da zona rural.

Desenvolvimento olho no olho

Justificadamente empolgado com o ritmo dos contatos com vem mantendo para atrair os olhares de grandes investidores para Livramento e considerando principalmente as boas perspectivas trazidas pelo advento dos free shops e empreendimentos como o parque termal Amsterland, o secretário municipal de Desenvolvimento e do Turismo, Calico Grisólia, não tem feito voltas na  busca de novos negócios para gerar empregos e renda no município. Aproveitou a vinda à cidade do narrador Galvão Bueno e do empresário Adriano Miolo, sócios da vinícola Almadén/Miolo, e conversou com eles sobre a potencialidade do enoturismo e o novo mercado que se abrirá para vinhos finos nas lojas free shop, o que poderá provocar o retorno do engarrafamento dos vinhos para Livramento. Depois, provocado pelo colunista Duda Pinto, formalizou proposta para que a direção do grupo Beto Carrero conheça a potencialidade das áreas existentes e do grande público representado por brasileiros e uruguaios na fronteira. E, além disso, na última quinta-feira, através de um amigo em comum, acabou tendo acesso ao número do whatsapp pessoal do empresário Luciano Hang, proprietário do grupo Havan, que estuda investir no Estado. Não teve dúvida: na hora mandou uma mensagem colocando Livramento à disposição do grupo. Depois, formalizou, através de ofício, mas certamentenão é todo dia que Luciano Hang recebe em seu telefone uma mensagem de um município oferecendo espaço para investimentos. Deve, pelo menos, ter ficado curioso.

Espaço para a participação

A REDE Sustentabilidade em Livramento já deu início à mobilização popular em torno do programa “Tu Decide”, um dispositivo de participação popular criado pelo deputado federal João Derly, principal liderança do partido no Estado. O instrumento visa a democratizar o acesso às emendas apresentadas na Câmara e dar voz à população nas decisões do seu mandato. A equipe do gabinete do vereador Marco Monteiro informa que os interessados em “participar” do mandato de João Derly podem baixar o aplicativo do “Tu Decide”, já disponível para Android e iOS,  ou pela internet, através do endereço www.tudecide.com.br. As cidades que se mobilizarem e tiverem mais votos terão prioridade nos recursos.

Por: ediselgarte@jornalaplateia.com WhatsApp (55) 84296522 - 03/02/2018 às 0:00

 

Deixe seu comentário