PUBLICIDADE faculdade Fael

Editorial

O Julgamento do Ano

O Brasil mal começou a viver 2018 e já tem, aparentemente, o seu Julgamento do Ano. Ele acontecerá em Porto Alegre e tem como réu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O caso está centrado no Triplex e outras denúncias de corrupção. A defesa avulta um recurso para livrar o político dos nove anos de pena e multa.
Em Porto Alegre, a capital terá reforço na segurança com atiradores de elite, cerca de 150 câmeras e bloqueio aéreo no perímetro de isolamento definido pelas autoridades no entorno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) farão a segurança. Comércios serão fechados e o trânsito terá sua rota trocada em virtude do julgamento.
A Polícia Rodoviário Federal (PRF) será responsável pela manutenção da ordem na malha viária federal. Os agentes da corporação também reforçarão, com efetivo de suas unidades especiais, a segurança nos prédios públicos federais próximos ao TRF-4. O transporte dos desembargadores ao Tribunal também estará a cargo da corporação. Várias manifestações estão previstas para o dia de julgamento. Nesta segunda, alguns bloqueios já estavam causando transtorno no local.
Sobre o tema, muitos historiadores, professores, doutrinadores e juristas têm opiniões a dizer, alguns se arriscam a qualificar o caso como uma “eloquente falência do Poder Judiciário no Brasil” já outros afirmam que o julgamento é “anti-povo” e que “divide o País, esgarça o tecido social e é fatal para a democracia”. As eleições estão cada vez mais próximas e os candidatos procuram cada vez mais mostrar o seu poder, resta ver qual será o desenrolar dos fatos e forças desta semana.

Por: - 23/01/2018 às 0:00

 

Deixe seu comentário