PUBLICIDADE faculdade Fael

Bastidores

Gaúchos já podem receber remédio que previne vírus HIV

O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do país a fornecer o medicamento Truvada, que previne a infecção pelo vírus HIV. A primeira distribuição do medicamento foi realizada na semana passada, no Centro de Testagem e Aconselhamento do Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre, a um morador da capital, de 24 anos, que integra o chamado grupo HSH (homens que fazem sexo com homens). A distribuição do medicamento na rede públicaintegra uma estratégia de profilaxia pré-exposição (PrEP) do Ministério da Saúde. Esta é a primeira vez que o Ministério disponibiliza o tratamento no SUS. Porto Alegre foi a primeira cidade no País e a única gaúcha escolhida para integrar essa fase do programa.

Prevenção é seletiva

Inicialmente, o medicamento Truvada está disponível para pessoas que não têm HIV, mas que são de grupos considerados de risco para exposição ao vírus: homens que fazem sexo com homens, gays, travestis, transexuais, transgêneros, profissionais do sexo e casais sorodiferentes (quando um dos parceiros é soropositivo e o outro, não). O medicamento deve ser tomado diariamente e, segundo o Ministério da Saúde, o uso correto reduz o risco de infecção por HIV em mais de 90%. Mas o Ministério adverte: o uso não substitui o uso do preservativo nas relações sexuais para prevenir outras infecções sexualmente transmissíveis. Fica a dica, para os interessados.

Mais pautas para debate

O vereador Aquiles Pires formalizou pedido de providências ao Executivo Municipal propondo a inclusão de mais dois temas para serem discutidos pelos grupos de trabalho criados para debater alternativas de ações relacionadas com os principais gargalos do desenvolvimento local. O Governo Municipal formou grupos para discutir questões ligadas ao Centro Popular de Compras, Plano Municipal de Resíduos, Plano Municipal de Saneamento Básico, Plano Municipal do Lago Batuva, Plano de Mobilidade Urbanaa criação de um Centro de Eventos do Município. Aquiles quer que o prefeito Ico Charopen também inclua na pauta de debates a situação do hospital Santa Casa de Misericórdia e uma alternativa para a necessária melhoria da trafegabilidade nas estradas rurais, indispensáveis para o desenvolvimento econômico e social de Livramento.

IPTU ao alcance no postinho

A Secretaria Municipal da Fazenda instituiu um novo serviço para facilitar o acesso às guias do IPTU 2018: quem não conseguir imprimir o boleto, por qualquer razão, poderá fazê-lo agora também nas Unidades Básicas de Saúde-UBS ou nas Estratégias Saúde da Família-ESF. Basta informar o endereço e apresentar identificação do proprietário ou número da matrícula do imóvel. O prazo para pagamento com desconto termina dia 31 de janeiro.

Por: ediselgarte@jornalaplateia.com WhatsApp (55) 84296522 - 20/01/2018 às 0:00

 

Deixe seu comentário

Outras Notícias

+ Notícias
PUBLICIDADE