PUBLICIDADE faculdade Fael

Reino animal

O que fazer em caso de envenenamento em gatos

Sintomas gerais de envenenamento nos felinos domésticos

Os sintomas, infelizmente, são muito variados uma vez que dependem da origem do envenenamento e do grau de intoxicação.
Os sintomas e sinais mais comuns que os gatos podem apresentar em caso de envenenamento:
Vômitos e diarreias por vezes com sangue
Salivação excessiva
Tosse e espirros
Irritação gástrica
Irritação da zona da pele que entrou em contato com o tóxico
Dificuldade respiratória
Convulsões e tremores
Depressão
Pupilas dilatadas
Debilidade
Dificuldade de coordenação nas extremidades por problemas neurológicos (ataxia)
Perda de consciência
Micção frequente (urinar muitas vezes)
1. Envenenamento em gatos: é importante que se tenha claro alguns primeiros socorros básicos que o ajudarão a se sentir melhor e a se recuperar em menos tempo. Você deve pensar que o envenenamento em gatos pode aparecer simplesmente por lamber alguma parte da casa que foi aspergida com produtos como água sanitária, inseticidas, amoníaco, etc. Também existem algumas plantas tóxicas para os gatos assim como alimentos que podem contaminá-los.


2. No caso de intoxicação é importante que leve seu felino para um lugar ventilado para que tome o ar e passe a sensação de adormecimento produzida pelo veneno. Quando um gato se encontra mal tem tendência a se esconder e procurar abrigo em algum lugar da casa, você deve procurá-lo e levá-lo para um lugar ventilado.


3. Se acha que seu gato está envenenado, é imprescindível que chame um veterinário de imediato para que indique a você como proceder. Antes de mais nada, evite dar algum medicamento a não ser que o especialista receite; dependendo com o que se intoxicou, a maneira de proceder será de uma forma ou outra.


4. Um dos temas mais complicados com o envenenamento dos gatos tem a ver com o fato de ser ou não factível fazer com que vomite. Regra geral, é aconselhável fazer com que vomite para que, assim, consiga expulsar o produto que o machuca; no entanto, se não sabe muito bem com o que é que se intoxicou e é possível que o motivo tenha sido um produto químico, leve-o de imediato ao veterinário porque induzir o vômito pode danificá-lo ainda mais.
Mas se o seu gato foi envenenado com alguma comida ou planta, pode fazê-lo vomitar para conseguir que expulse a substância tóxica. Para fazer com que um gato vomite você deverá pegar um pouco de sal e misturar em um copo com água. Faça o seu animal beber para conseguir que vomite, é importante que repita isso umas 2 ou 3 vezes para ter a certeza de que expulsou tudo que o danificou.


5. O seguinte ponto que devemos fazer para tratar envenenamento em gatos é tentar evitar que o veneno seja absorvido pelo corpo. Para isso, vamos precisar de comprimidos de carvão vegetal (pode comprar em uma farmácia) para dar ao seu gato na dose necessária: você deve calcular que a dose indicada é de 1 grama de pó para cada meio quilo do peso de seu animal. Dissolva o pó em pouca água e dê para seu gato na boca, pode usar uma seringa se tiver dificuldades para engolir.


6. Após todo este processo, é importante que dê água abundante ao seu gato envenenado já que as toxinas podem danificar o fígado ou os rins. Se achar que de maneira espontânea o animal não se aproxima da água, ajude-o também com uma seringa.


7. Quando o seu gato já estiver melhor terá que eliminar qualquer rastro do veneno que tenha ficado nele, por exemplo, pode ser que tenha se intoxicado com uma planta e que o pelo de seu corpo tenha ficado impregnado da substância. Por isso, é importante que limpe o corpo do seu animal para conseguir acabar com o veneno. Em caso extremo, pode cortar o pelo para garantir que não volte a ficar doente.


8. Como já referimos, existe uma série de plantas e alimentos que podemos ter em casa e que em contato com seu animal podem produzir envenenamento. Por isso é importante que saiba determinar quais são estes produtos para mantê-los afastados dele.


Plantas tóxicas: macieira, eucalipto, pé de pêssego, Poinsétia, maconha, palmeira-sagu, tulipas, lírios, azaleias, begônias, hera e dieffenbachia.
Alimentos tóxicos: cebola, alho, sementes de maçã, de pêssego ou de nectarina, chocolate, leite, batata, tomate e abacate.
Neste artigo contamos para você em profundidade quais são os alimentos e plantas tóxicas para os gatos, caso queira ampliar seus conhecimentos leia mais sobre o assunto.
Como vimos, os venenos que citamos podem estar em qualquer lugar.


É muito importante ter cuidado com a manipulação de medicamentos e substâncias químicas.
Quanto mais vigiarmos nosso bicho, mais riscos serão evitados.
Fonte: portaldoscaesegatos

Os animais que passam muito tempo na rua estão mais expostos a certos tipos de situação, como consumir ou encontrar plantas venenosas, alimentos alterados quimicamente, etc. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre o envenenamento em gatos.
Alguns casos de envenenamento podem ser produzidos quando os animais são induzidos a ingerir determinadas substâncias de propósito por algumas pessoas que querem se desfazer deles. Eles também podem se envenenar por acaso, com algo contaminado com produtos tóxicos ou até mesmo plantas.

Tipos de veneno e seus riscos

Medicamentos para humanos (Ácido acetil salicílico e paracetamol)
Comida para humanos (chocolate) e outros alimentos proibidos para gatos
Inseticidas (arsênico)
Produtos de limpeza (água sanitária ou cloro)
Inseticidas (alguns produtos antiparasitários externos que pulverizamos sobre os nossos animais de estimação e no seu meio envolvente)
Insetos venenosos (cantáridas)
Plantas venenosas

Por: redacao@jornalaplateia.com - 04/01/2018 às 0:00

 

Deixe seu comentário