Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Outubro Rosa Pet

Pesquisar

 

Reino Animal

Reino animal

Outubro Rosa Pet

O mês de outubro já é conhecido pela campanha de conscientização dos tumores de mamas em mulheres, com o mesmo objetivo criou-se o Outubro Rosa Pet, para alertar aos tutores de cadelas e gatas da importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama. Os tumores de mama em animais são mais comuns em fêmeas idosas, não castradas, que tem episódios de gravidez psicológica freqüentes e que tomaram alguma vez hormônios para evitar o cio, as chamadas “vacinas anti cio”.
Com o aumento da expectativa de vida dos nossos animais de estimação, houve um crescimento das doenças mais graves como o câncer, e assim como nos humanos, o câncer de mama é um dos mais comuns entre os pequenos animais. A população mais atingida ainda são as fêmeas, mas com mais raridade os machos também podem ser acometidos.
Neste mês damos ênfase na importância do toque das mamas, para a verificação da presença de algum nódulo, por menor que ele seja já é motivo para uma visita ao médico veterinário. Assim como em humanos, o diagnóstico precoce facilita muito o tratamento e aumenta a expectativa de cura.
Para prevenir esses tumores, recomendamos a castração das fêmeas antes do primeiro cio, este ocorre normalmente a partir dos seis meses de idade, com essa medida as chances da cadela ou gata terem tumores de mama é quase nula. Quando esses nódulos já estão presentes, o tratamento consiste em cirurgia, chamada mastectomia e em alguns casos quimioterapia.
Neste mês na Polivet Centro Veterinário, ao levar sua cadela ou gata, para consulta, banho ou vacina, a Dra. Fernanda Policarpo vai explicar como você deve fazer o toque de mama. Para maiores dúvidas ou informações, a clínica fica localizada na Rua 7  de Setembro, nº181, em frente a Unimed, ou pelos telefones 32422927 ou 997128949 (wats), ou através da nossa página no
Facebook.

Por: - 12/10/2017 às 11:06

 

Deixe seu comentário

Pesquisar