PUBLICIDADE

Rural

Diretor de Fomento da Associação Brasileira de Angus visita Livramento para lançar circuito Touros Angus Registrado

Durante a estada no município, Mateus Pivato participou do programa Canal Livre da Rádio RCC FM além de realizar um visita a redação do Jornal A Plateia

Dentro de uma nova proposta de levar aos seus clientes e criadores da raça Angus mais informação e conhecimento, além de fortalecer os laços com os criatórios e compradores é que o médico veterinário e gerente de fomento da Associação Brasileira de Criadores de Angus esteve no município no dia de ontem.
Segundo Pivato, o principal motivo de circuito é justamente aproximar a associação dos produtores e daquelas pessoas que trabalham com a raça. “Nosso intuito do circuito do touro Angus registrado é trazer um pouco de informação para todos os usuários da raça Angus. Para mostrar que quem trabalha com genética e produção de animais diferenciados e registra seus reprodutores só tem a ganhar. Esses pecuaristas estão trabalhando com animais melhores dos que não possuem registro. Nosso foco é para as pessoas que possuem plantéis comerciais que irão utilizar touros para a produção de terneiros e por consequência para a produção de carne” disse. Mateus destacou também que o circuito serve ainda para mostrar aos produtores a diferença de qualidade dos touros registrados que precisam passar por um processo rigoroso de padrão racial. “Esses animais precisam passar pela chancela dos nossos técnicos, que é a chancela da Associação e eles são avaliados individualmente. Quando estes touros recebem a marca, o registro, ele realmente é um produto diferenciado”.

Raça líder na comercialização de sêmen no Brasil

Segundo Mateus Pivato desde o ano de 2013 a raça Angus liderança a comercialização de sêmen no Brasil. “ Num universo de 8 milhões e 400 mil doses anuais comercializadas a gente comercializa em torno de 4 milhões , ou seja são inúmeros os animais da raça Angus em nosso país. Já aqui no Rio Grande do Sul, nós temos um celeiro de genética com rebanhos bastante antigos que selecionam a raça para serem mais produtivos. E são esses animais que nós estamos destacando durante o circuito” comentou.

Grande exportadora de genética Angus

Segundo o médico Veterinário, Luiz Walter Leal Ribeiro, Santana do Livramento possui hoje uma das melhores genéticas do Brasil quando o assunto é criação da raça Angus . “Para se ter uma ideia hoje nós temos dois leilões chancelados pela Associação aqui que acontecem há 15 anos e ele são responsáveis por ofertar em média 100 touros por edição. Diversas cabanhas daqui têm participado de reuniões importantes como a jornada nacional de Santa Maria, Expointer e outras feiras e elas tem obtido excelentes resultados. Então a genética que existe aqui em Livramento dentro do Angus e do Brangus é, sem dúvida, um destaque nacional.

Circuito Touro Angus Registrado

Já o encontro do Circuito de Touros Registrado aconteceu ontem à noite na sede do Núcleo Santanense de Angus e Brangus. Na ocasião, o consultor técnico de ruminantes da Elanco Saúde Animal, Ulisses Ribeiro, abordou em sua fala o controle eficiente do carrapato, parasita responsável pelo maior índice de perda na pecuária brasileira.
Segundo o presidente do Núcleo Angus e Brangus de Santana do Livramento, Lourenço Rolim Acauan, iniciativas como esta são importantes para conscientizar os criadores sobre a importância de adquirir reprodutores que sejam certificados por suas associações de raça, sendo touros confiáveis e melhoradores.
“Ainda se vê na região muita gente que não compra touros marcados. A importância desse trabalho é divulgar as vantagens de se comprar reprodutores registrados e estar sempre perto dos produtores”, frisou ele, lembrando que a iniciativa traz ganhos para todas as raças.
O Circuito é um projeto que visa percorrer cidades do Brasil para apresentar aos produtores rurais as características e vantagens do Programa Touro Angus Registrado, que fomenta o uso de gado registrado nos campos brasileiros. Além de Livramento, o projeto vai passar por Alegrete (15/8), São Francisco de Assis (15/8) e São Borja (16/8). Para encerrar o circuito em Livramento foi oferecido um churrasco de carne Angus para os associados na sede do Nuleo Santanense de Criadores de Angus e Brangus.

Por: Matias Moura - matiasmoura@jornalaplateia.com - 11/08/2017 às 9:40

 

Deixe seu comentário