Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Ferradura dos Vinhedos pode se tornar Roteiro Turístico oficial do Estado

Pesquisar

 

Política

Política

Ferradura dos Vinhedos pode se tornar Roteiro Turístico oficial do Estado

Por proposição do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), o Roteiro Turístico Ferradura dos Vinhedos, localizado na área rural de Livramento, poderá ser instituída como rota oficial. O objetivo do Projeto de Lei, que foi protocolado na Assembleia Legislativa, é consolidar a iniciativa originalmente formulada pelo economista e professor da Unipampa ,Avelar Fortunato, que apresentou a ideia do Roteiro à Prefeitura. de Livramento ainda em 2013.
O projeto foi resultado de estudos, pesquisas e visitas realizadas pelo professor Fortunato e seus alunos desde 2010. Em 2014, a inciativa ficou entre os quatro projetos finalistas em duas categorias do II Prêmio Inovação Turismo RS realizado pela Secretaria de Estado do Turismo. O Roteiro inicia no quilômetro 561 da BR 158 (ou 293), segue por vias vicinais e retorna ao quilômetro 546 da mesma rodovia, onde finaliza.

Turismo, história e vinhedos

O professor Fortunato, que materializou o projeto, sustenta que, apesar de a origem da ideia remeter à localização das vinícolas, não se trata apenas de um Projeto Enoturístico. Segundo ele, existem, no percurso, várias e importantes referências à história e à cultura gaúcha. “Minhas pesquisas indicam que muitas coisas da história gaúcha aconteceram neste trajeto. O valor histórico do roteiro é maior do que a simples presença dos vinhedos”, sustenta.
Para o professor da Unipampa, a economia de Livramento está ligada fundamentalmente a atratividade dos Free Shops de Rivera e por isso custou a pensar em potencializar seus atrativos turísticos próprios. “Há uma informação equivocada de que Livramento é o segundo destino do Rio Grande do Sul, mas isso não se confirma. Estamos atrás de Gramado, Bento e da região dos Canions. É importante potencializar outros atrativos turísticos”, defende. 
Atualmente, o Roteiro é explorado por três Agências de Turismo da cidade, mas ainda não está consolidada como um percurso capaz de atrair os turistas que visitam a cidade para compras e outros, que poderiam vir exclusivamente para conhecer os valores naturais, culturais e históricos de Livramento. “Além de produção de frutas tradicionais, dos vinhedos, temos 12 pontos culturais, religiosos e cientificamente importantes, incluindo lendas, locais históricos e até pegadas de dinossauros, comprovadas cientificamente pela professora e bióloga Paula Diaz, da FURG”, informa Fortunato.

Rota oficial

Com a oficialização do Roteiro Turístico, o poder público municipal e estadual ficam autorizados a estabelecer parcerias com outas instituições públicas, como a Universidade, e entidades privadas para incentivar empreendimentos turísticos. O projeto de Lei autoriza, também, a busca de recursos em organismos de fomento nacionais e internacionais para financiar melhorias e inovações no percurso.
Para o deputado Mainardi, o Roteiro Turístico é uma ideia que consolida a região de Santana do Livramento como um polo turístico do estado. “Quando tomei conhecimento da iniciativa fiquei feliz e animado com a ideia. A apresentação do Projeto de Lei visa a consolidar o percurso com uma alternativa turística e facilitar o acesso a financiamentos para a sua qualificação”, explica Mainardi. Segundo o deputado, a ação é muito importante para o desenvolvimento da região e para o fortalecimento da imagem da fronteira oeste do Rio Grande do Sul nos roteiros nacionais de turismo. “Quero ajudar a incrementar o turismo, mas também ampliar o conhecimento histórico sobre a importância de Livramento para a história gaúcha e brasileira”, argumenta.
O Projeto de Lei deve entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia até o final de agosto, quando será definido o seu relator. A expectativa do deputado é contar com o apoio da comunidade regional e aprovar o projeto até o primeiro semestre de 2018.

 

Por: redacao@jornalaplateia.com - 15/07/2017 às 10:24

 

Deixe seu comentário

Pesquisar