Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Livramento terá mega espetáculo de Natal

Pesquisar

 

Geral

Geral

Livramento terá mega espetáculo de Natal

Segundo o diretor de cinema Federico Bonani , evento promete impactar a fronteira nos meses de dezembro e janeiro. Produção contará com cerca de 200 atores e gerará mais de 500 empregos, projeta o cineasta.

Um grande espetáculo nos moldes do Natal Luz, que acontece na cidade de Gramado, está sendo projetado para Santana do Livramento nos meses de dezembro e janeiro. A notícia foi dada pelo diretor de cinema, Federico Bonani , na tarde de sábado (10), durante a sua palestra no evento Fronteira Criativa que promoveu encontros e debates com foco no desenvolvimento das cidades de Livramento e Rivera .  Bonani, que é santanense, e trabalha há mais de 20 anos como diretor de cinema e TV, além de produtor de diversos espetáculos, entre eles o Criança Esperança da Rede Globo e o Natal Luz de Gramado, disse ao público presente que a ideia é criar um espetáculo representando o Natal no Pampa com foco no gaúcho contando a história do nascimento de Jesus e a peregrinação de José e Maria nos moldes da nossa cultura.

O projeto chamado de La Navidad é bastante audacioso e promete trazer um espetáculo único para a fronteira, que deverá envolver cerca de 200 atores e bailarinos e 570 profissionais envolvidos, contando somente com pessoas da comunidade para sua realização.
O diretor antecipou alguns detalhes durante a sua fala como por exemplo a criação de uma cidade cenográfica em pleno Parque Internacional onde o espetáculo será apresentado inúmeras vezes tanto ao público fronteiriço quanto as turistas que visitam Livramento e Rivera, em dezembro e janeiro.  Bonani disse também que o principal objetivo desse evento é mobilizar a comunidade e gerar mais uma fonte de renda para os santanenses, tendo como base o exemplo de Gramado onde os responsáveis principais por fazerem o verdadeiro espetáculo é a população, que está diretamente ligada à organização dos eventos  naquele município. A ideia é que todo o material utilizado na criação do espetáculo venha do município, inclusive a mão de obra para construção dos cenários e dos figurinos. Também os atores e profissionais serão pessoas da comunidade. O diretor garantiu que tanto a cidade cenográfica quanto a caracterização dos personagens será algo extremamente fantástico. “É um espetáculo teatral, que pretende encantar as pessoas. O que está também ligado à narrativa que a gente vai fazer como pano de fundo é a Missa Crioula, do argentino Ariel Ramirez. Durante a apresentação o público vai acompanhar os personagens dentro da história até chegar num determinado local onde haverá um tablado e uma tela de cinema que ajudará a contar a narrativa” destacou.
Bonani ainda comentou sobre os profissionais que irão trabalhar na organização do evento. “Toda a produção será local, só irei trazer de fora os cabeças de equipe, que são pessoas com experiência na organização deste tipo de evento que irão me dar segurança. A ideia é trazer cenógrafos, figurinistas e outras pessoas para fazer treinamento e arregimentar uma equipe local que ficará pronta para um próximo espetáculo”.

A intenção do cineasta com a realização deste grande espetáculo é suprir a falta de entretenimento no município, além de contribuir com a sua terra natal.
Federico disse ainda que a ideia é que o espetáculo seja apresentado pelo menos 40 vezes durante todo o mês de dezembro e a primeira semana de janeiro gerando um grande impacto financeiro para a economia local e proporcionando entretenimento à população.
O cineasta conclui dizendo que existe a possibilidade de se criar ainda mais quatro eventos neste molde com temporadas para preencher um ano inteiro com atividades.

Por: Matias Moura redacao@jornalaplateia.com - 13/06/2017 às 9:40

 

Deixe seu comentário

Pesquisar