PUBLICIDADE

Rural

Cobrança de 100% do ITR poderá beneficiar o Munícipio em mais de 8 milhões de reais, afirma vereador

Galo esteve reunido com secretário da fazenda, João Carrets, que garantiu que 100% do tributo será cobrado em breve. Primeiro passo será implementar o sistema informatizado junto ao site da Receita Federal

Nesta semana, o Vereador Mauricio “Galo” Del Fabro esteve reunido com o Secretário João Carrets, responsável pela pasta da Fazenda, onde foi recebido pelos fiscais e técnicos da Fazenda, tratando sobre a futura arrecadação dos 100% do Imposto Territorial Rural (ITR). Na ocasião, o Secretário informou ao Vereador que o primeiro passo é implementar um sistema informatizado junto ao site da Receita Federal. Os fiscais da Fazenda, Roberto Iparraguirre e Aldemir Castilho já realizaram um curso de capacitação para operar este sistema da alta complexidade. Galo comemorou a notícia e aguardará ansiosamente pela implementação do sistema.

Durante seu pronunciamento na Câmara, na quarta-feira (7), o Vereador tornou à cobrar do Executivo Municipal a Emenda Parlamentar no valor de R$ 400.000,00 que conseguiu através da Bancada Gaúcha do PSDB e o rolo compactador avaliado em aproximadamente de R$ 400 mil reais.
Galo defende que a viabilização destes maquinários irá gerar uma melhoria significativa nas estradas rurais. Ele entende que o esforço mútuo dos vereadores e do Executivo Municipal seria a única solução para adquirir “um parque de máquinas” que aí sim, atenderia, significativamente, as demandas dos Produtores Rurais.

O vereador observou que a arrecadação do ITR que hoje a Prefeitura recolhe, é cerca de 3.700.000,00 (três milhões e setecentos mil) e que com a cobrança de 100% do tributo dobraria este valor para cerca de 8.000.000,00 (oito milhões). Galo disse ainda que se 50% destes valores fossem repassados para a manutenção das Estradas Rurais a situação das mesmas,melhoraria significativamente.
Durante a reunião, Mauricio Del Fabro, sugeriu ao secretário e por consequência ao executivo municipal que o valor estimado de 3 milhões e meio adquirido com a cobrança seja destinado para melhorias nas estradas rurais do município.

Estradas Rurais, Parque de Máquinas, Campo de Cooperação e Pedreira

O Vereador Galo Del Fabro também esteve reunido com o Secretário Reni Marinho, responsável pela pasta da Agricultura. Na pauta das discussões estavam assuntos relacionados ao ITR, Estradas Rurais, Parque de Máquinas, Campo de Cooperação e Pedreira. Outro tema debatido foi o Campo de Cooperação e o próprio Quarentenário.
Galo apoia a iniciativa de que o Município venda uma parte do Campo de Cooperação e uma parte do Quarentenário para que estes valores sejam aplicados para a compra de um Parque de Máquinas.

Depois de um estudo técnico destas áreas, seria destinado ainda uma parte do Quarentenário e do Campo de Cooperação, para a criação de gado. Gado este que é abatido e revertido na Alimentação das Escolas da rede Municipal.
O Produtor Rural Daniel Simões Pires, colocou à disposição da Secretaria de Agricultura uma área de sua propriedade para a exploração de uma pedreira, com a finalidade de gerar insumos para a manutenção das Estradas Rurais.
Galo observa que esta pedreira será indispensável para retirar estes materiais, para melhorar as condições de trafegabilidade e a partir de agora acompanhará o processo de Licenciamento por parte do DEMA. O vereador certifica que isso não é uma situação definitiva, mas sim uma alternativa paliativa para a melhoria e conservação das Estradas Rurais e que agora vai cobrar do Prefeito Municipal para que tudo isso aconteça e que estes valores sejam direcionados para a compra de Máquinas.

Por: Matias Moura redacao@jornalaplateia.com - 09/06/2017 às 9:45

 

Deixe seu comentário