Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Dia Internacional contra a Homofobia

Pesquisar

 

Geral

Geral

Dia Internacional contra a Homofobia

Coletivo LivraElas e Cinepampa formam parceria e abrem debate sobre orientação sexual, gênero e preconceito

Na noite de quarta-feira (17), Dia Internacional Contra a Homofobia, alunos da Unipampa abriram as portas para a comunidade acadêmica e santanense para a apresentação do filme Moonlight- Sob a Luz do Luar, vencedor do Oscar 2017, propiciando debate sobre a homofobia.
Os alunos Yuan Baltazar, Fernanda da Silva e Deisy Gonçalves pertencentes  à  comunidade LGBT, foram convidados à mesa para relatar suas histórias. Após o filme, houve uma vídeoconferência com o aluno de mestrado Aruanã Emiliano, da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), no Paraná, que explicou aos presentes as diferenças de gênero, sexo e orientação sexual.
O evento contou com a presença de mais de 70 pessoas, entre alunos, professores e pessoas de Livramento e Rivera. Em entrevista com a equipe do jornal A Plateia, a professora Katiane fala:
“A importância desse tipo de debate dentro do ambiente acadêmico é para descontruir concepções errôneas sobre a comunidade LGBT e  sempre que possível, abre espaço para  seus alunos participarem e esclarecerem dúvidas sobre gênero. Principalmente para essas pessoas que “estão saindo do armário” para  que saibam quem são.
O aluno de Relações Internacionais e convidado à mesa Yuan Baltazar relata sobre a abertura de sua orientação sexual em casa e como foi difícil para seus familiares aceitarem. Ainda destacou:
“Acredito que questões como gênero, sexualidade e orientação sexual ainda estão contornados por uma neblina e esse tipo de debate traz  esclarecimento tanto aqui dentro da academia quanto para a comunidade externa, elevando o senso crítico e empoderamento dessas pessoas.”

Por: Natallia Gariazzo - redacao@jornalaplateia.com - 19/05/2017 às 9:37

 

Deixe seu comentário

Pesquisar