Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Série 100 dias do governo Ico e Mari: Conheça os desafios da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito

Pesquisar

 

Cidade

Política

Série 100 dias do governo Ico e Mari: Conheça os desafios da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito

A pasta é responsável pela infraestrutura e mobilidade do município, além da limpeza e organização dos espaços públicos

Na série 100 dias de governo Ico e Mari, a reportagem do Jornal A Plateia está apresentando as atividades de cada uma das pastas que compõem o executivo municipal. Chegou a vez da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito que é responsável direta pela infraestrutura e mobilidade do município, bem como, a limpeza e organização dos espaços públicos como praças e canteiros, além da manutenção das vias através da pintura dos meio fios e faixas de segurança, ademais da troca de lâmpadas e outros serviços que são de competência da.
Partindo do princípio da economicidade, no início deste governo, as três secretarias existentes, Obras, Trânsito e Serviços Urbanos, foram fundidas em apenas uma, gerando assim uma grande economia aos cofres públicos. O responsável pela pasta é o engenheiro Ricardo Dutra que tem se dedicado, desde os primeiros dias de governo, em realizar um planejamento para cada área específica, como cronograma de limpeza das praças e espaços públicos, operação tapa buraco, recuperação de vias, limpeza e desassoreamento de córregos e arroios, recuperação de bueiros, pintura de meios fios e faixas de trânsito entre outros serviços.

A secretaria conseguiu nos três primeiros meses de governo recuperar 86% dos equipamentos - máquinas e implementos - usados para manutenção e limpeza do munícipio, sendo que quando assumiu, apenas 16% estavam em condições de operação. O investimento da pasta nesta recuperação foi de 60 mil reais, destacando a compra de 5 roçadeiras costal para a limpeza urbana, pois no município havia apenas uma em funcionamento.

Atividades do trânsito

Nestes 100 dias de governo, diversas  atividades  foram realizadas pela pasta, dentre as quais, 10 ações de blitz educativa e preventiva como o objetivo de orientar os motoristas sobre o uso do cinto de segurança, direção defensiva e os perigos da embriaguez ao volante. Neste período foram entregues 2920 panfletos, tendo sido abordado 2223 veículos. A secretaria ainda realizou 5 palestras para conscientização com a participação de 230 pessoas

Limpeza urbana e projeto Viva Praça

Uma das promessas de campanha do prefeito Ico e a vice Mari, era de manter a cidade limpa e organizada para assim proporcionar bem estar aos santanenses, além de apresentar uma cidade aprazível aos visitantes. Dentro desta proposta, já no primeiro dia de governo foi realizada a primeira etapa do projeto Viva Praça com o propósito de limpar e embelezar os espaços públicos. O projeto está dividido em 4 etapas, passando pela execução da obra, contratualização e assinatura de termos de cooperação, além da limpeza e pintura das praças, planejamento e orçamento, e busca por novas parcerias. Neste último quesito, destacasse o apoio dos empresários locais que já demostraram interesse em adotar as nossas praças.

 

Por: Matias Moura - redacao@jornalaplateia.com - 20/04/2017 às 9:29

 

Deixe seu comentário

Pesquisar