Jornal A Plateia - Livramento/RS. Notícia - Por que alguns gatos deitam na caixa de areia?

Pesquisar

 

Reino Animal

Reino Animal

Por que alguns gatos deitam na caixa de areia?

Você provavelmente já viu gatos dormindo na caixa de areia. Alguns gatos, devido as circunstâncias, sentem que esse é um lugar seguro. Em alguns casos, só eles sabem o porque. Mas há várias razões lógicas que podem explicar esse comportamento, e sabê-las pode ajudar a preveni-las

Problemas médicos

Disfunções urinárias podem fazer com que gatos durmam na caixa de areia. Se estiverem com algum problema, podem sentir vontade de urinar frequentemente, e isso faz com que eles não saiam de suas caixas. Leve seu gato ao veterinário, o qual irá fazer uma análise urinária e outros exames. Se ele estiver com infecção, você poderá tratá-lo com antibióticos.

Protegendo

Em casas com muitos gatos, eles podem sentir a necessidade de proteger a caixa dos outros. O gato deitado na caixa pode ser o guardião ou a vítima. Se ele for o guardião da caixa, estará fazendo isso para ter a certeza de que nenhum outro gato terá acesso; se for a vítima, estará lá para ter a certeza que poderá usá-la quando necessário.

Segurança

Stress também pode fazer com que um gato deite na caixa de areia. Mudanças pequenas, como deslocamento de móveis ou quebra de rotina podem causar stress, assim como mudanças maiores, como um novo membro da família, um novo animal ou a mudança para uma nova casa. Se o seu gato sente que está perdendo o controle de seu mundo, pode deitar na caixa de areia, de forma que sinta que pelo menos sobre essa parte pequena – mas importante – de seu universo ele tem controle.

Cuidados com a caixinha de areia

Garanta que a caixa de areia de seu gato esteja em um lugar acessível – um local no qual cachorros e crianças não podem mexer. Garanta também que seja um lugar tranquilo e privado. A caixa de areia não deve estar perto da comida nem de onde o gato dorme. Para encorajar ele a dormir em outro lugar, dê uma cama quente e confortável em uma área tranquila e privada.
Garanta que haja areia suficiente na caixa, especialmente se ela é usada por muitos gatos. A regra geral é uma caixa por gato, mais uma extra. Certifique-se de esvaziar a caixa diariamente e manter a areia limpa. Também é bom manter a caixa descoberta, pois tampadas, elas retêm odor e deixam o gato com apenas uma opção para sair, o que é um problema se um gato estiver impedindo o acesso dos outros.

Por: - 27/03/2017 às 9:42

 

Deixe seu comentário

Pesquisar