MODERNA E UNIFICADA

Com estrutura pronta, Área de Controle Integrado aguarda inauguração

Localizado no Shopping Siñeriz, novo centro de controle imigratório binacional já opera parcialmente

O turista que passa pela Fronteira da Paz tem agora um amplo e moderno espaço à sua disposição para a realização dos trâmites migratórios. Localizado no Shopping Siñeriz, a Área de Controle Integrado ainda não foi inaugurada oficialmente, mas já opera em alguns setores providos pela Aduana de Rivera, como migração, transporte e informações turísticas do Brasil.
Divididos em dez guichês, o local irá unificar os processos necessários para o controle migratório na Fronteira, contando com funcionários do Brasil e do Uruguai, onde todos os trâmites legais de entrada e saída do país serão realizados. Com os ajustes dos últimos detalhes, a Área está com todo o sistema migratório instalado, possibilitando que os atendimentos já sejam realizados. Contudo, os processos de mudança de estrutura estão sendo realizados gradualmente.

Aduana de Rivera e Polícia Federal agilizam mudança

A estrutura da Aduana de Rivera aos poucos vai sendo transferida para o novo local, que será o único ponto de atendimento migratório da cidade vizinha. O prédio da Avenida Presidente Viera - entre Agraciada e Sarandi - deverá ser desativado, centrando todos os procedimentos na sala do Shopping Siñeriz. Já do lado brasileiro, o espaço da Polícia Federal aguarda a transferência dos servidores. De acordo com o Delegado da PF, Alessandro Lopes, a mudança para o local depende apenas de um convite formal do Governo do Uruguai, que deve ser encaminhado para Brasília via Ministério das Relações Exteriores, autorizando a ocupação da área no país vizinho.

Segundo Lopes, enquanto aguardam a formalidade do convite, servidores da Polícia Federal deverão instalar-se nos próximos dias no local para um período de testes, enquanto não ocorre a mudança definitiva. Após a instalação efetiva no local, a Delegacia da PF – localizada na Rua Silveira Martins, 1257 - não realizará mais os trâmites migratórios que serão efetuados exclusivamente na Área de Controle Integrado.

Mais conforto para os turistas

Com a chegada do verão e consequentemente dos argentinos que passam pela Fronteira rumo às praias catarinenses, o novo local promete trazer mais conforto, propiciando um cenário diferente dos anos anteriores, quando centenas de carros argentinos instalavam-se próximos à Delegacia à espera de atendimento. “A Delegacia não é um local adequado para fazer controle imigratório. A grande questão é que ali (na Área de Controle Integrado) existe conforto, o que não tem na Delegacia, onde o espaço era pequeno, o nosso saguão também e todo mundo precisava aguardar do lado de fora”, comentou o Delegado da PF.

Além da ampla estrutura física, os turistas terão mais comodidade, podendo usufruir de um espaço climatizado, com praça de alimentação, banheiros e estacionamento. “A estrutura de atenção ao turista e conforto passa a ser bem maior, esse é o grande diferencial”, finaliza Lopes.

 

Por: Jéssica Ribeiro - jessica@jornalaplateia.com - 20/12/2016 às 9:14

 

Deixe seu comentário