ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Morning Xpress

Germano Rigotto

Hoje a cidade de São Paulo completa 468 anos. O dia 25 de janeiro foi escolhido em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior capital brasileira.*

Vamos aos mercados! Os mercados futuros em baixa às 5:30 em Brasília. Via XP Furla News: S&P500 -1.50%, Dow Jones -1.00%, Nasdaq -2.10%. Já a Europa opera em queda de +0.73%(STOXX 600).

?O Nasdaq (tecnologia) caiu 11,4% até agora este ano, e o S&P e o Dow caíram 7,5% e 5,4%, respectivamente. O sinal do Fed de que começaria a aumentar as taxas já em março é o principal culpado por trás do mercado volátil neste início de ano.

? OS JUROS: O Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve começará sua reunião de dois dias hoje, com uma decisão sobre a taxa de juros prevista para amanhã, às 16h de Brasília.

⚠️O Goldman Sachs disse no domingo que sua previsão básica é de 4 elevações de juros este ano, mas o banco vê um risco de mais altas, devido ao aumento da inflação.

? UCRÂNIA & RUSSIA: os mercados provavelmente serão afetados por preocupações sobre um conflito militar iminente entre a Ucrânia e a Rússia. O último update que temos sobre é que os EUA estão colocando até 8.500 soldados em “alerta intensificado” para reforço das forças da OTAN na Europa Oriental, se necessário. A Rússia negou que pretende invadir: estima-se que Moscou possua 100 mil soldados próximo à fronteira entre os dois países.

*? BRASIL & COMBUSTÍVEIS: Sem dúvidas, esse é o grande ponto de atenção por aqui. Passados os primeiros dias após o lançamento do balão de ensaio sobre uma PEC dos combustíveis, as discussões internas no governo apontam para outros estudos que tragam maior eficiência e com efeitos de mais longo prazo. Apesar de as primeiras reações no meio político terem sido simpáticas à tese de desobrigar a compensação pela redução de tributos sobre combustíveis, no próprio Palácio do Planalto a ordem é aprofundar a análise de alternativas com maior efetividade. Uma reunião com a cúpula do governo está prevista para ocorrer nesta quinta-feira para buscar um posicionamento sobre o tema junto ao Congresso, que retoma suas atividades na próxima semana. *

? SEM TRÉGUA: Os preços do petróleo subiram na terça-feira, devido a preocupações com possíveis interrupções no fornecimento em meio a crescentes tensões geopolíticas na Europa Oriental e no Oriente Médio. Os contratos futuros de petróleo Brent subiram 48 centavos, ou 0,6%, para US$ 86,75 por barril.