qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Governo Federal anuncia fim de financiamento de leitos Covid

Santa Casa encerra a semana com hospitalizações pela doença e direção se assusta com o fim do incentivo
(Foto: Marcelo Pinto/AP )

Um ofício do Departamento de Assistência Hospitalar do Rio Grande do Sul informou, nesta semana, o cancelamento do repasse para financiamento de atendimento de pacientes com Covid em 27 hospitais do Estado. A lista inclui a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento e coloca em alerta as autoridades da saúde do município e a direção do hospital, que mantém, desde o início da pandemia, uma equipe exclusiva para o atendimento desses pacientes.
A diretora da Santa Casa, Leda Marisa, classificou como assustadora a decisão do corte do financiamento anunciado pelo governo federal, já que há um crescente número de pessoas que buscam o atendimento no hospital, desde o início da nova onda de coronavírus na região. “Isso é assustador para nós, prestadores, e por isso estamos nos mobilizando, pois é impraticável no momento crescente dessa onda que estamos vivendo”, disse ela.
Apesar dos cortes já anunciados, neste momento, o hospital conta com quatro pacientes, sendo um deles na UTI, de uma paciente que não tomou nenhuma dose da vacina. Mesmo com o estado de alerta, Leda disse que a Instituição nunca fugirá do seu compromisso e da sua vocação”, mas como tudo, essa realidade impõe nos revisarmos. É muito mais do que ter um leito montado, é preciso ter equipe e medicamentos, mas também é preciso ter recursos para custear isso”, afirmou.
A medida vai na contrapartida da situação vivida no Brasil. Nesta semana, Sant’Ana do Livramento acompanhou o país no início da vacinação de crianças a partir dos cinco anos de idade.
Apesar do número de pessoas imunizadas na cidade, os números de casos ativos seguem crescendo, continuando acima dos 1.500 na fronteira e com o aumento no número de hospitalizações.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.