qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Morning Xpress

Germano Rigotto

Bolsas em queda nesta sexta-feira. O EuroStoxx cai 1,3% e os futuros do S&P 500 e do Nasdaq100 cedem 0,2% e 0,4%, respectivamente. As bolsas na Ásia fecharam no vermelho, com Nikkei caindo 0,9% e o CSI 300, -0,9%%. O VIX sobe 0,7 ponto a 26,3. Nas moedas, o DXY cai 0,1% para 95,6. As moedas de emergentes valorizam contra o dólar. Nas commodities, o petróleo cai 1,6% para USD 86,9/bbl, os futuros curtos do minério de ferro sobem 2,7% a USD 137 por tonelada e grãos recuam. As Treasuries fecham taxa em cerca de 1 bp.

Após ser negociado acima de USD 89/bbl ontem, o petróleo Brent recua para cerca de USD 87/bbl. O estoque de petróleo e gasolina americanos divulgados ontem vieram acima do esperado; 515k vs -1750k; e 5873k vs 2600k, respectivamente. Além disso, a Casa Branco disse que poderia aumentar o uso da reserva estratégica de petróleo, visando abaixar o preço dos combustíveis.

Curtas: PBoC soltou uma orientação para os bancos chineses aumentarem sua oferta de crédito para empresas e pessoas físicas, após um início de ano fraco.

Temporada de resultados: No S&P, 61 de 500 empresas reportaram resultados do 4º trimestre, 77% delas acima do esperado, com surpresa agregada de 9%. Na Nasdaq, 123 de 3135 empresas reportaram, 59% delas acima do esperado, com surpresa de 11%. No EuroStoxx 600, 19 de 442 empresas reportaram, 67% delas acima do esperado.

No Brasil, jornais reportaram ontem que o governo prepara uma PEC para diminuir os preços de combustíveis e energia elétrica (https://bit.ly/3FO9IgI). A proposta, que busca zerar os impostos federais (PIS/Cofins), poderia gerar uma perda de arrecadação de BRL 70 bi a BRL 100 bi segundo as estimativas da XP (https://bit.ly/3FKlKI1), sendo BRL 50 bi de combustíveis, BRL 20 bi de energia elétrica e BRL 30 bi caso incluam receitas com dividendos. A estimativa oficial, segundo fontes disseram ontem ao Broadcast, seria de BRL 57 bi ao ano. O governo ainda debate a criação de um fundo de estabilização de preços, mas Paulo Guedes e Ciro Nogueira são contra, enquanto Onix Lorenzoni e Rogério Marinho são a favor (https://glo.bo/35axwyW). Bolsonaro falou sobre a PEC em sua live à noite (https://bit.ly/3507lL4). O time XP Político elencou as dificuldades de avanço da matéria (https://bit.ly/3rCgRM9).

Os preços ontem pouco reagiram à notícia, em tese pela atribuição de baixa probabilidade de seu avanço. Mas as informações pós-fechamento – fontes no Broadcast, live do presidente e notícias nos impressos hoje – foram neutras ou na direção de aumentar essa chance. Se por um lado tirar 89 bps da inflação (estimativa do time XP Macro) reduz a pressão sobre a inflação em 2022, o efeito seria apenas temporário, com volta em algum momento ou após a majoração dos tributos ou por conta do aumento das expectativas de inflação advindas do risco fiscal de se renunciar a 0,7% do PIB em receitas ao ano, com efeito devastador no frágil equilíbrio que temos hoje para a relação dívida/PIB. O efeito líquido é mais juros e mais inflação.

Agenda BCB: Bruno Serra tem reuniões sobre conjuntura econômica com instituições privadas às 11:00; 14:00 e 15:00.

Agenda: Na Japão, o CPI de dezembro veio levemente abaixo do esperado (0,8% vs 0,9% y/y). No Reino Unido, as vendas no varejo de dezembro surpreenderam para baixo (-3,7% vs -0,6% m/m).

Na Zona do Euro, a confiança do consumidor de janeiro será divulgada às 12:00 (exp. -9,0). Nos EUA, o Leading Index de dezembro será divulgado às 12:00 (0,8%).

Frase do dia na Bloomberg: “Talent is helpful in writing, but guts are absolutely necessary.”- Jessamyn West.

Bons negócios!

XP Macro Strategy

21-01 XP Furla News

✅Os mercados futuros em baixa às 5h30 em Brasília. Via XP Furla News: S&P500 -0.36%, Dow Jones -0.12%, Nasdaq -0.73% e Europa -1.38%(STOXX 600).

O QUE A NETFLIX NOS ENSINA? Ontem, a Netflix reportou resultados, e as ações caíram 20% no after-market! Lembrem-se de que a ação já tinha caído 15% no ano. E qual foi o motivo? A desaceleração do crescimento de assinantes. A empresa disse que para o 1T22 espera aumentar a base de assinantes em 2,5 MM (vs 6,3 MM a expectativa do mercado). Para se ter uma ideia, no 4T20, a Netflix teve 8,5 MM de novos assinantes. Portanto, a base deve crescer em patamares bem menores.

A LIÇÃO: Veja o quanto o mercado pune uma empresa de CRESCIMENTO quando NÃO ENTREGA O CRESCIMENTO. Soma-se a isso o cenário de juros em alta que afetam na veia essas empresas.

BACK TO THE OLD TIMES: Por isso é que vemos essa rotação de posições para o setor de valor, ou seja, as boas e velhas empresas geradoras de caixa e, algumas, até com crescimento. Qual Bolsa no mundo tem grande peso na velha economia? Petróleo, Minério de Ferro, Bancos, Setor Elétrico…É a nossa querida B3!

ATENÇÃO MÁXIMA – BIG TECHS: Sabe aqueles produtos de “marca própria”? O Senado Americano aprovou um projeto de lei antitruste que restringe grandes plataformas de tecnologia. A legislação impediria Amazon, Google, Apple e outros de favorecer seus próprios produtos em detrimento dos concorrentes. Fonte: https://on.wsj.com/3nLmlTI

JÁ COMEÇOU NA CHINA: Na primeira semana de janeiro, a China regulou a forma como as empresas operam algoritmos. Você já passou pela experiência de procurar um produto no Google e, logo depois, aparecer no seu e-mail uma oferta daquele mesmo produto ou similares? Portanto, aqui está boa base do e-commerce.

A REGULAÇÃO É UMA TENDÊNCIA? Investidores do mundo todo estão atentos a esse movimento de maior regulação das BIG TECHS que, aparentemente, começou na China, mas que pode se extender para outras regiões .

PETROBRAS – XP POLÍTICA : Esse debate em torno de possíveis soluções para atenuar a alta do petróleo, que é global e parece ser permanente, irá tomar a cena nas próximas semanas.