sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Livramento aumenta mais de 500% de casos ativos de Covid em uma semana

Mesmo com o número alto de diagnósticos, não há internados pela doença
Livramento aumenta mais de 500% de casos ativos de Covid em uma semana

A segunda semana de 2022 em Sant’Ana do Livramento acompanhou o que o mundo vem registrando: uma explosão de casos de coronavírus no município. A volta do convívio social e a mudança em rotinas adotadas pelos santanenses, ocasionadas especialmente pelo período de férias, onde atividades de lazer e de confraternizações acontecem são alguns fatores apontados pelos especialistas como sendo o causador da reativação dos números altos de casos na cidade.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, Livramento conta com 1.278 pacientes que estão com a doença ativa no município. O número registrado nessa sexta-feira (14), é 503,14% maior do que o registrado na semana passada, demonstrando a rapidez de disseminação da doença.
Os números afetaram alguns serviços públicos, inclusive: na Câmara de Vereadores alguns servidores testaram positivo e, por isso, o Legislativo fechou as portas para a desinfecção durante a semana. O mesmo aconteceu na Secretaria de Saúde, onde mais de um trabalhador positivou para a doença, na Secretaria da Fazenda e na de Planejamento.
Em meio à explosão de casos, ainda assim, um dado que ainda causa certa tranquilidade vem da Santa Casa de Misericórdia: apesar de ter tido alguns pacientes hospitalizados durante a semana, nessa sexta não havia mais internados, 100% dos leitos estavam desocupados.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos