qui, 25 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Peeling, tratamento estético que renova a pele

O termo peeling vem do inglês (to-peel) que significa descascar. O peeling facial é um tratamento utilizado para remover as células mortas, renovando assim sua aparência. Essa técnica ajuda a ter um tom de pele mais uniforme, elimina manchas e cicatrizes de acne. Peelings químicos são procedimentos que aplicam ácidos na pele e só podem ser realizados por profissionais credenciados pelo Ministério da Saúde Pública e formados pela faculdade de medicina. Mal aplicados, podem causar danos à pele a curto e longo prazo, queimaduras, infecções e efeitos tóxicos, bem como agravamento da acne, entre outros.

Embora existam peelings superficiais onde se usam alfa hidroxiácidos (que podem ser usados na primavera verão em baixas concentrações, mas sempre indicados pelo profissional de saúde.

Exemplos de alfa-hidroxiácidos

1) ácido glicólico – derivado da cana-de-açúcar amplamente utilizado em dermatologia e cosmetologia médica;

2) Mandélico – derivado de amêndoas;

3) Málico – derivado da maçã;

4) Ácido láctico – extraído de leite fermentado;

5) ácido ascórbico, entre outros.

 

Exemplos de beta-hidroxiácidos

1) Ácido salicílico extraído de folhas de salgueiro

Gluconolactona, polihidroxiácido derivado da glicose, de última geração, ácido azelaico, muito utilizado no tratamento da acne, durante a gravidez por sua versatilidade e segurança. Derivado de cereais como trigo, cevada, centeio.

Peelings com ácido retinóico não são feitos na primavera e no verão, sabe por quê?  Porque o seu maior órgão, que é a pele, naturalmente engrossa nesses meses para proteger o seu DNA. É fotossensibilizante, não pode ser usado em gestantes, pois pode causar danos ao feto. Eles só podem ser manuseados ou manipulados por médicos cosmetologistas ou dermatologistas. Para realizar qualquer tipo de peeling superficial, médio ou profundo, é necessário ter um histórico médico detalhado para saber qual ácido é o mais indicado para cada caso, pois cada pele é única. É preciso levar em consideração outras patologias sistêmicas do paciente como se o paciente está tomando anticoncepcionais orais, tetraciclina, se teve uma infecção viral (herpes) ou infecção bacteriana no último mês, se toma anticoagulantes, entre outros.

A sua pele é o seu maior órgão e por isso você só deve colocá-la nas mãos de profissionais da saúde. Cuide-se, ame-se, você é bela!

 

Daniela Duarte – Cosmetóloga Médica

WhatsApp: (55) +598 99824-852

Facebook: Daniela Duarte Cosmetóloga Médica

Instagram: @danieladuartecosmed