ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

INCÊNDIOS – Decreto de emergência será discutido segunda-feira

Nesta segunda-feira, 10 de janeiro, acontecerá uma reunião marcada para às 9h, na Prefeitura Municipal, quando várias lideranças do munícipio irão discutir, entre outras coisas, a elaboração de um decreto de situação emergencial por conta da estiagem que assola a região. Os recentes incêndios em áreas rurais do município que já consumiram, segundos dados ainda não oficiais, aproximadamente 4 mil hectares de áreas de campo nativo, trazendo prejuízo econômicos aos produtores e afetando, sobretudo, o meio ambiente.

A reunião emergencial, que ocorrerá no Salão Nobre da prefeitura, foi convocada pelo líder do governo na Câmara de Vereadores, Maurício Galo Del Fabro, e contará com a presença dos membros do CONDER, Sindicato Rural, Secretaria de Agricultura e EMATER. Conforme o presidente da Rural , Luiz Carlos D’Auria Nunes, neste primeiro momento, o pedido de criação e encaminhamento do decreto de emergência é bastante necessário, pois o setor mais afetado no município com os incêndios é o da pecuária.

Reforço emergencial no Corpo de Bombeiros

Outro ponto importante que será discutido no encontro é o reforço emergencial de 8 bombeiros que deverão estar chegando ainda na segunda-feira ao município, juntamente com equipamentos para auxiliar no controle desses sinistros que têm ocorrido no interior. “ Essa foi uma articulação feita com o Deputado Frederico Antunes que entrou em contato com a chefia do Corpo de Bombeiros estadual demostrando preocupação com os produtores da região. E a solicitação de mais pessoal foi atendida. Além disso, nós agradecemos também a Jorge Pereira, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Livramento, que articulou a cedência de um avião agrícola de Passo Fundo, hoje sediado em Uruguaiana, e que está inteiramente a nossa disposição”, destaca o vereador Galo.

Mais focos de incêndio

Ainda na sexta-feira, 7 de janeiro, a reportagem do Jornal A Plateia esteve acompanhando novamente o trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros, moradores locais, funcionários do Departamento de Estradas Rurais e Serviços Urbanos, que combatiam o fogo em outra propriedade localizada na região do Sarandi. As imagens aéreas do repórter Marcelo Pinto mostram o tamanho da devastação e o difícil trabalho para controlar o fogo que consumiu mais uma grande área de campo.

Fotos e vídeos- Marcelo Pinto

 

 

Nota oficial – Frente Parlamentar Mista Invasão Zero

Mais uma vez, o direito de propriedade, cláusula pétrea da nossa Constituição, foi desrespeitado em nosso país. Os responsáveis por esta grave violação avisaram com antecedência que cometeriam o crime de esbulho possessório e nada foi feito. Também temos testemunhado cenas repugnantes, gente armada com paus e facões impedindo o direito de ir e vir de trabalhadores. Uma verdadeira barbárie,

Encontro discute possibilidade de congelamento de valores e mudanças na avaliação do ITR

Em reunião realizada, na manhã de hoje, no Sindicato Rural, foi proposto ao Executivo um congelamento no valor cobrado dos produtores, bem como uma reformulação na avaliação da cobrança A Secretária da Fazenda de Sant’Ana do Livramento Gisela Alvarez participou, na manhã desta segunda-feira (15), de um encontro com a diretoria da Associação e Sindicato Rural para discutir assuntos pertinentes