qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Fundo contra a estiagem

Desde 1979, em média a cada dois anos, o Rio Grande do Sul enfrenta períodos de severa estiagem. Este fenômeno impacta decisivamente no desempenho da economia gaúcha. Calcula-se que a agropecuária responde por 40% do Produto Interno Bruno (PIB) do Estado. Pelo efeito cascata, toda a cadeia produtiva, gerada a partir do setor primário, sofre a repercussão, com reflexos diretos na finança dos municípios.
Estas premissas inspiraram a elaboração do projeto de lei 113/2020 que prevê a criação do Fundo Estadual de Combate à Estiagem. A matéria tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, onde já obteve parecer favorável. A próxima etapa inclui votação do colegiado. Se aprovado seguirá para inclusão na pauta de votações em plenário.
A cada dia aumenta a relação de municípios em situação de emergência, contingente que já passa de 100 comunidades. Mais de 5 mil famílias sequer dispõem de água potável para beber e manter animais e lavouras de onde provém o seu sustento. Trata-se de uma realidade que pode parecer distante dos gaúchos, mas que se repete numa espécie de espiral cruel que castiga os nossos produtores.
O fundo previsto pelo nosso projeto reunirá todos os recursos obtidos pelo Estado em conta específica do Banrisul, sem possibilidade de remanejo para outras finalidades. As ações viabilizadas pelo fundo, coordenadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, terão a participação de entidades ligadas ao setor primário do Estado.
A manutenção do quadro de crise hídrica exige das autoridades de todos os níveis um conjunto de ações urgentes e coordenadas para socorrer os produtores para estancar os sucessivos prejuízos. É inadmissível que um assunto de tamanha urgência sirva de munição para alimentar rivalidades políticas ou ideológicas. É preciso estruturar um trabalho de convergência com a representação de todos os atores ligados ao setor primário gaúcho. A verdadeira façanha, neste 2022, é salvar a nossa economia.

Tenente-Coronel Zucco
Deputado Estadual/PSL

Aapecan lança campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas” para incentivar doações em período de desafios financeiros

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) lançou a campanha “Sua Ajuda Mantém Vidas” com o objetivo de mobilizar a comunidade e garantir a continuidade dos atendimentos gratuitos oferecidos a usuários em tratamento oncológico. A iniciativa surge em um momento delicado, marcado pela queda no volume de doações e pelo aumento dos custos de manutenção dos serviços essenciais.

Juarez Monteiro Molinari presidente da AMB participa da Reunião de Diretoria da AMRIGS

Rio Grande, RS,17/9/25 Participei presencialmente como Vice Presidente da AMB na Reunião de Diretoria da AMRIGS Associação Médica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre no dia 15 de setembro de 2025, sob a presidência do Dr Gerson Junqueira Júnior Tema: discussão sobre situação atual e futuro da saúde e desenvolvimento no estado do RS Contou com a presença

Kátya Desessards: ESG – como traçar o limiar ético da gestão de pessoas?

Partindo dessa pergunta base, faço um questionamento mais aprimorado para entender o quanto a empresa está – REALMENTE – engajada em dar passos a frente pra ter um relacionamento mis próximo de seus funcionários e ter mais EMPATIA real na gestão de Pessoas… Sim GESTÃO; abomino desde os anos 90 com todas as minhas forças) a palavra composta: Recursos Humanos  🙁