qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Presidente eleito da Câmara fala sobre desafios para 2022

Acessibilidade, hidrante, reforma elétrica e digitalização do sistema estão entre as prioridades da nova gestão

O vereador Aquiles Pires (PT), eleito presidente da Câmara de Vereadores para gestão de 2022, no último dia 22 de dezembro, falou sobre os desafios que o Legislativo enfrentará no próximo ano e pontuou algumas ações que devem acontecer na Casa durante seu mandato na presidência, frisando sempre o espirito de coletividade. “Nós somos uma equipe e é assim que nós queremos fazer o trabalho na Câmara nesta próxima gestão”.
O petista comentou sobre os desafios que a mesa diretora terá que enfrentar no ano que vem, com o risco de ter um Legislativo “ineficiente”, que é além da acessibilidade da Casa Legislativa, o hidrante, a reforma elétrica que necessita de reparos, o projeto da Escola Legislativa lançado há poucos dias pela direção e por fim, a digitalização do sistema da Câmara, que segundo os parlamentares está completamente defasado.
Outra questão de extrema relevância, segundo Aquiles, é a revitalização do ramal da Câmara, que está desativado há seis meses, impossibilitando os gabinetes de receber ligações. “Uma das primeiras coisas que nós temos que resolver é isso”, disse.
O vereador ainda anunciou que devido a quantidade de demandas reprimidas, durante o período de pandemia, o gabinete da presidência deverá funcionar, além do turno normal pela manhã, também pelo turno da tarde em algumas ocasiões. “A princípio, a presidência estará abrindo durante a tarde de terças e quintas”.
Aquiles destacou que sempre defendeu e continua defendendo que ninguém faz e constrói nada sozinho. “As pessoas têm que se unirem e como ordenador de despesas do Poder Legislativo que é um poder fiscalizador, importante e essencial para a democracia, nós temos que ter a consciência da responsabilidade”.
O presidente eleito ainda falou sobre a proximidade dos parlamentares com a comunidade e explicou que o primeiro agente público que as pessoas procuram quando estão com problemas, geralmente é o vereador. “Vereador é o escudo das pessoas e o amparo que elas têm”.
Quanto ao projeto de levar a Câmara para os bairros e para o interior do município, o vice-presidente eleito, vereador Thomaz Guilherme (PTB), contou que os parlamentares já “tocaram no assunto” com a finalidade de aproximar a comunidade do Legislativo Municipal, no entanto, encontram muitas dificuldades como, por exemplo, a despesa para deslocar servidores e materiais para as localidades, mas que a ideia precisa amadurecer.
Quanto ao aumento do orçamento da Câmara para 2022 Aquiles declarou: “Os poderes são independentes, a Câmara tem o seu orçamento constitucional e não pode ficar a cabresto do Poder Executivo, se não ela não cumpre sua finalidade” e finalizou dizendo que em 2022 “não vai faltar diálogo” entre Legislativo e Executivo.