seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Bastidores – Até 2024, 17 vereadores

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade do parágrafo único do art. 64 da Lei Orgânica Municipal que, através da Emenda nº 38/11, fixou em 17 o número de vereadores em Livramento. Com isso, a composição da Câmara Municipal volta a ser definida pelo Art. 29, inciso IV, letra “d”, da Constituição Federal, que institui limite máximo de 15 vereadores para os municípios entre 50 mil e 80 mil habitantes.
A ADIN foi proposta pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado considerando, entre outros aspectos, que o Município teria, em 2020, uma população estimada em 76.321 pessoas. Como as eleições do ano passado foram realizadas com base no número de 17 vagas, para resguardar a segurança jurídica, os desembargadores estabeleceram que a decisão “produza somente efeitos futuros a partir das próximas eleições municipais, em 2024, sem afetar a atual legislatura (2021/2024)”.
Apesar da decisão prolatada, o resultado do Censo a ser realizado no ano que vem ainda poderá devolver à comunidade santanense o direito a uma Câmara com 17 vereadores.

Cotas iguais na fronteira

O deputado Frederico Antunes, que preside a Comissão Especial de Apoio aos Free Shops nas cidades gêmeas das fronteiras do Brasil com países vizinhos, comemora esta semana a notícia da aprovação, pelo Congresso Nacional, do aumento – de U$ 300 para U$ 500 dólares – do limite de compras nas Lojas Francas terrestres do Brasil, igualando assim o limite autorizado nas cidades gêmeas dos países vizinhos. Com apoio da secretária institucional Ana Amélia, Frederico vinha articulando a demanda inclusive junto ao ministro Onix Lorenzoni (foto). Nesta quarta, 22, através do líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros, recebeu a confirmação sobre a aprovação da proposta.

Quem precisa de R$ 30 milhões?

Sant’Ana do Livramento ficará definitivamente de fora da divisão dos R$ 30 milhões destinados pelo Governo do Estado para atender a demandas escolhidas pela própria sociedade no Orçamento de 2022. A definição de investimentos através de votação na Consulta Popular não conseguiu mobilizar, em Livramento, o percentual mínimo de 2% dos eleitores. Livramento precisava de pouco mais de 1.600 votos, mas não chegou a 70% desse número. Confira as votações dos 13 municípios integrantes do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Fronteira Oeste:

Coletivos on line

Projeto dos estudantes Kevin Farías e Santiago Martín, do Instituto Tecnológico da UTEC, prevê a instalação de GPS nos veículos do transporte coletivo de Rivera. Usuários saberão em tempo real a rota e o tempo que o ônibus levará para chegar no ponto.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem