sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Morning Call: mercados viram para o negativo após redução no apetite por papéis ligados à tecnologia

As ações asiáticas encerram a sexta-feira no terreno negativo, mesma direção indicada pelos futuros em Wall Street, em meio a uma queda nas ações de tecnologia, à medida que o aperto da política monetária vem impactando o sentimento otimista em relação à bolsa, enquanto os riscos para o crescimento econômico trazidos à tona pela variante Ômicron, vêm ajudando a sustentar a demanda por títulos do Tesouro americano.
Germano Rigotto

O índice Ásia-Pacífico da MSCI caiu pela quinta sessão em seis, com as ações chinesas de tecnologia caindo mais de 2%. A recente decisão do Federal Reserve em direção à redução do estímulo, minou parte do interesse dos investidores pelas empresas de tecnologia mais valiosas, que dominam o indicador americano.

Os bancos centrais em todo o mundo estão priorizando a luta contra a inflação elevada, restringindo as configurações monetárias, ao mesmo tempo em que mantêm um olhar atento sobre o impacto da nova cepa.

O Banco da Inglaterra aumentou inesperadamente as taxas de juros nesta quinta-feira, elevando a cotação da libra. O Banco Central Europeu temporariamente impulsionou a compra regular mensal de títulos por seis meses, para suavizar a retirada do estímulo iniciado no auge da crise.

O Federal Reserve dobrou esta semana o ritmo com que reduz as compras de títulos e projetou aumentos nas taxas de três quartos de ponto em 2022, outros três em 2023 e mais dois em 2024.

Por outro lado, a autoridade monetária do Japão alongou sua retirada da ajuda emergencial à pandemia nesta sexta-feira, em um movimento que contrasta com a urgência de outros grandes bancos centrais em reduzir o estímulo.

O Senado americano aprovou uma legislação que proibirá produtos da região chinesa de Xinjiang, a menos que as empresas provem que não foram feitos sob trabalho forçado.

O governo Biden também adicionou 34 alvos chineses à sua lista de entidades proibidas, mantendo a tensão com Pequim efervescente.

A variante Ômicron continua a se espalhar. Biden alertou que os americanos não vacinados enfrentarão “um inverno de doenças graves e mortes”, enquanto o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida pediu à Pfizer Inc. uma entrega mais rápida de vacinas anti-Covid.

Por aqui, a Polícia Federal concluiu que o presidente Jair Bolsonaro (PL) agiu deliberadamente para promover desinformação sobre o sistema eletrônico de votação.

A afirmação consta no relatório final do inquérito sobre a live realizada por Bolsonaro no dia 29 de julho, transmitida simultaneamente pelas redes sociais e pela TV Brasil, para questionar a segurança das urnas. O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela delegada federal Denisse Dias Rosas.

“Este inquérito permitiu identificar atuação direta e relevante do Exmo. Sr. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro na promoção da ação de desinformação”, diz um trecho do relatório.
A PF sugere que o presidente seja investigado no inquérito das milícias digitais – o mesmo que pegou o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos e o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB). A delegada ainda propõe o envio do caso para a Controladoria-Geral da União e para o Ministério Público Federal.

Depois de ouvir os envolvidos na organização da live, incluindo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, e o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, a PF entendeu que o processo de preparação foi feito de ‘maneira enviesada’ para promover uma ‘teoria conspiratória’.

“Houve vontade livre e consciente dos envolvidos em promover, apoiar ou subsidiar o processo de construção da narrativa baseada em premissas falsas ou em dados descontextualizados”, aponta.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,