sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Programa Santanense da Ovinocultura é apresentado ao Incra

A inciativa do Sindicato Rural de Livramento prevê o fortalecimento dos quatros pilares da cadeia produtiva da produção de carne, lã, pele e leite

O superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Gilmar Tietbohl, esteve acompanhado do diretor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), Cláudio Rocha, cumprindo agenda em Sant’Ana do Livramento na segunda-feira (29), a pedido do Sindicato Rural.
Na oportunidade, as duas lideranças do agronegócio foram recebidas pelo presidente da Rural, Luiz Carlos D’Auria Nunes e pelo vice-presidente da entidade, Jair Menezes, além de membros da diretoria da entidade, representantes do Executivo e Legislativo e produtores rurais, para a apresentação da proposta de criação do Programa Santanense da Ovinocultura.
O encontro, que aconteceu no centro de eventos do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho, contou com a presença do vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos), do secretário de agricultura Roberto Braz, representantes da Emater, da Inspetoria de Defesa Agropecuária, da Intendência Departamental de Rivera, da Coofitec, e do Sicoob Cooperativa.
O Programa irá congregar tanto os produtores de ovinos como todos os atores pertencentes a está cadeia produtiva, em quatro pilares: produção de carne, produção de lã, produção de pele e ovinocultura de leite.
O Superintendente do INCRA classificou a iniciativa como positiva, destacando que a cadeia produtiva já está estabelecida no munícipio conforme o relato dos participantes e que faltam pequenos ajustes que podem auxiliar o fechamento de todos os elos que ainda estão indefinidos. “A ovinocultura é uma excelente alternativa para a pequena propriedade, como é o caso dos assentados. Então, o Incra tem todo o interesse que esse projeto se desenvolva e de certo para gerar desenvolvimento neste município”, afirmou Gilmar Tietbohl.
A agenda contou ainda com a visitação de um tambo ovino localizado no Terroá da Vigia, especializado na produção de queijo à base de leite de ovelha; visitação ao parque industrial da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Fiação e Tecelagem (Coofitec), que atualmente se encontra na antiga planta frigorifica do bairro Armour.
A visita encerrou na área do antigo Quarentenário, zona rural do município onde o Sindicato Rural e a Prefeitura estão pleiteando a instalação de um Centro Tecnológico em ovinocultura. “Nós estamos muito satisfeitos com tudo que vimos e, sobre essa área do quarentenário, estaremos entrando em contato com Brasília, ainda esta semana para dar início aos trâmites necessários para que se possa repassar essa estrutura que é federal, para o munícipio”, disse o superintende regional do Incra, Gilmar Tietbohl.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos