qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Vigilância Ambiental alerta para tendência de aumento no número de casos de dengue

Temporada de verão é propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Na manhã desta sexta-feira (03), em entrevista à Rádio RCC, o vigilante ambiental Fellype Moraes, alertou para a forte predisposição de aumento no número de casos de dengue durante a temporada de verão. O vigilante fez um apelo para que a população atente-se à estação das piscinas, período em que muitas pessoas acabam deixando água parada, ambiente perfeito para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença. Durante a conversa, Fellype trouxe um panorama do número de casos em Livramento: “Nesses dois anos, nós havíamos parado de coletar amostras por orientação da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, e a cidade já estava infestada pelo mosquito. Porém não havia vírus, a carga viral não havia sido encontrada. Voltamos a coletar em agosto deste ano e hoje já são 84 focos. Claro, nós achamos estes focos e o eliminamos”, explicou.

Fellype ainda ressalta que a vigilância recebe muitas denúncias sobre piscinas com água verde, principalmente durante o inverno. Entretanto, ele explica que os denunciantes não devem se preocupar, pois a vigilância acompanha estes casos. Acontece que, por questões econômicas, as pessoas colocam cloro na água, e esquecem dos algicidas, o que vai limpar a água. Então, a piscina está verde, porém está com cloro, substância química eficaz na eliminação das larvas do mosquito.

Leishmaniose canina

Por fim, o vigilante explicou a situação da Leishmaniose canina, doença que causa infecção em cães, afetando os gânglios linfáticos, causando o excessivo aumento das unhas, perda de pelo, úlceras, entre outros: “Hoje são 23 cães reagentes positivos. Alguns em tratamento, outros esperando a eutanásia, e mais alguns casos que são suspeitos e ainda podem aumentar nesta semana”, explicou.

Para realizar uma denúncia, disque: (55) 3968-1181 – Vigilância Ambiental, das 7h30 à 13h30.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos