sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Quem será o presidente da Câmara de Vereadores em 2022?

Até o momento os candidatos são Aquiles Pires (PT) e Jovani Romarinho (Republicanos)

Os 17 vereadores de Sant’Ana do Livramento definirão, no próximo dia 22 de dezembro, quais parlamentares comporão a Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal no ano de 2022 e consequentemente, quem será o presidente.
Neste sentido, caso se confirme o acordo feito entre 11 parlamentares no início da atual Legislatura, Aquiles Pires (PT) deve assumir a principal cadeira do plenário João Goulart, no ano que vem. Entretanto, há alguns dias, o vereador Jovani Romarinho (Republicanos) fez uma declaração contundente dizendo que estava a dois votos de ser o próximo presidente do Legislativo, colocando insegurança quanto ao resultado esperado.
A hipótese de Romarinho vencer as eleições não é vista da mesma forma por alguns integrantes do Legislativo, pois pelos números que o candidato apresenta, envolveria o voto de aliados de Aquiles. O petista teria garantido em seu favor, a confiança de seus colegas de bancada, Dagberto Reis (PT) e Leandro Ferreira (PT), da bancada do PDT, composta por Cleber Custódio (PDT), Enrique Civeira (PDT), Eva Coelho (PDT) e Maria Helena (PDT), além de Thomaz Guilherme (PTB) e Lídio Mendes Melado (PTB) e Romário Paz (MDB) que fazem parte do acordo, e ainda acrescentaria Rafael Castro (PSB) e Gilbert Gisler Xepa (PSB), totalizando 12 votos. Já Romarinho, contaria com seus colegas: Elso Alvienes (PSC), Felipe Torres (DEM), Duda Amaral (Progressistas), ou seja, ficaria com apenas quatro votos.
Uma grande questão é o voto do líder de governo, Maurício Galo Del Fabro (Progressistas). A princípio, Galo estaria confirmado no acordo e seria o 1º secretário na chapa de Aquiles, entretanto, há rumores de que o parlamentar poderia abrir mão de sua vaga na mesa diretora, para fornecê-la a Rafael Castro, uma vez que a chapa de Aquiles seria de oposição ao governo e Galo é da base. Mas nada está definido.
As negociações continuam a todo momento pelos corredores da Câmara de Vereadores, sendo assim, o resultado final e concreto, os santanenses só saberão antes do recesso parlamentar, quando cada vereador explanar seu voto publicamente.

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e