ter, 7 de dezembro de 2021

A PLateia Digital - 04-05/12/2021

Última Edição

Frente fria chega com vento, quase sem chuva e alivia o calor

Frente fria passa pela costa gaúcha e na sua retaguarda ingressa ar mais ameno que derruba as máximas da tarde no dia de hoje
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A passagem de uma frente fria pela costa traz alívio para o calorão em parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira em parte – não todo – o Rio Grande do Sul. A imagem de satélite do final da madrugada desta terça mostrava uma frente fria cruzando pelo Atlântico na altura do litoral gaúcho sem gerar instabilidade no território gaúcho. As áreas de instabilidade se concentravam no Nordeste da Argentina associadas ao ar quente e de baixa pressão atmosférica na região. Ar mais ameno ingressa na retaguarda deste sistema frontal no Sul e no Leste gaúcho durante esta terça-feira enquanto no Oeste e no Noroeste segue o calor. Por isso, cidades como Porto Alegre, Camaquã, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Bagé, Jaguarão, Rio Grande e o Chuí, dentre outras do Sul e do Leste do Estado, não terá uma terça-feira tão quente como ontem e a temperatura estará muito mais agradável. Em Porto Alegre, que ontem teve o dia mais seco em novembro em uma década e a segunda tarde mais quente do ano com 37,3ºC, a tarde de hoje deve transcorrer com 29ºC no máximo.

Ao contrário, municípios como Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Horizontina e outros do Oeste e do Noroeste do Rio Grande do Sul devem ter uma terça com forte calor no período da tarde, apesar de máximas inferiores às observadas ontem. Em Uruguaiana, por exemplo, a máxima ontem foi de 37,8ºC e hoje deve ficar entre 34ºC e 35ºC. Este maior impacto do ar ameno se mede pelo perfil vertical de temperatura. No caso de Porto Alegre, a temperatura no nível de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude e não em superfície) era de 20ºC no começo da madrugada desta terça, mas estará em 14ºC da tarde para a noite de hoje. Em Uruguaiana, o dia começou com temperatura em 850 hPa de 20ºC, mas terá 18ºC da tarde para a noite em altitude de 1.500 metros.

Fica nítido que o ar mais ameno atrás da frente impacta Porto Alegre, no Leste, e quase nada o Oeste. O ingresso do ar mais ameno no Sul e no Leste do Estado se dá com vento que sopra moderado e com rajadas em alguns momentos. Porto Alegre observou uma intensificação do vento em horas da madrugada de hoje e que deve persistir ainda em parte do dia. No Sul, a chegada do ar mais frio trouxe ventania na cidade do Chuí no final da segunda-feira. A passagem desta frente pela costa não traz chuva hoje em praticamente todo o Rio Grande do Sul que terá mais um dia de sol. Ontem, contudo, sob intenso calor, a aproximação do sistema gerou áreas de instabilidade que trouxeram chuva em poucos pontos do Sul e da Campanha com registro até de granizo isolado em Bagé.

Apesar do sol, nuvens devem aparecer no decorrer do dia na maioria das regiões gaúchas, em muitos locais apenas na forma de nebulosidade alta pela instabilidade no Nordeste argentino. O sol predomina ainda amanhã no estado gaúcho.

A mudança grande do tempo ocorre entre quinta e sexta-feira com a passagem de um centro de baixa pressão pelo Rio Grande do Sul que trará chuva generalizada, localmente forte em diversas áreas, e com risco de temporais isolados. No fim de semana, o sol volta a predominar.