ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

“Eu acho que houve confusão”, diz secretária sobre suposta Fake News envolvendo vereador

Polêmica se deu no fim de semana sobre o número de pessoas beneficiadas por programas sociais do Governo Federal
Secretária de Assistência e Inclusão Social, Maria Drekner

A secretária Municipal de Assistência e Inclusão Social, Maria Drekner, se manifestou, nesta segunda-feira (22), sobre a polêmica “das Fakes News” que circularam este fim de semana sobre dados de pessoas beneficiadas de programas socais do Governo Federal. “Eu acho que houve uma confusão que de certa forma torna uma Fake News”, disse Maria.

A titular da pasta responsável pelo controle de cadastros deste benefício em Livramento, explicou que “nós nunca tivemos 14 beneficiados pelo Bolsa Família aqui em Livramento”. “O Auxílio Brasil vem substituindo o Bolsa Família e inclusive há um acréscimo de valor de benefício, esses 14 mil nós tivemos na pandemia o Auxílio Emergencial, muitas pessoas receberam o Auxílio Emergencial, que não recebiam Bolsa Família”.

Maria explanou que “o importante é a gente perceber que esses 14 mil, e isso eu preciso deixar bem claro, envolvem o Auxílio Emergencial”, não tendo nenhum vínculo direto com o Bolsa Família, agora, Auxílio Brasil. “O auxílio emergencial o próprio nome já diz, é emergencial, é temporário, agora o Auxílio Brasil é um benefício permanente dentro do cadastro atualizado”.

Segundo a secretária, em outubro 5.695 famílias receberam o Bolsa Família em Sant’Ana do Livramento, já em novembro 5.537 famílias recebem o Auxílio Brasil. “Os números são praticamente os mesmos”, afirmou.

ENTENDA

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento publicou, nesse fim de semana, uma nota dizendo que o vereador Dagberto Reis (PT) estava produzindo e propagando Fake News. A publicação do vereador nas redes sociais diz que “mais de 14 mil famílias serão excluídas do novo auxilio em Livramento”, programa que substituirá o “Bolsa Família”, criado no governo Lula (PT).

Procurado, o vereador Dagberto Reis disse que “o pessoal precisa aprender a fazer contas” e que “Fake News é a prática de quem quer confundir o povo”.