qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Vereador produz e propaga Fake News, segundo Prefeitura

De acordo com nota divulgada, Dagberto Reis teria publicado dados falsos sobre novo programa social do Governo Federal
Vereador Dagberto Reis (PT)

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento publicou, nesse fim de semana, uma nota dizendo que o vereador Dagberto Reis (PT) estava produzindo e propagando Fake News. A publicação do vereador nas redes sociais diz que “mais de 14 mil famílias serão excluídas do novo auxilio em Livramento”, programa que substituirá o “Bolsa Família”, criado no governo Lula (PT).

De acordo com a nota divulgada pela Prefeitura, “a desinformação corre solta” e complementa dizendo que “o Auxílio Família apenas substitui o Bolsa Família e Sant’Ana nunca teve 14 mil famílias cadastradas. Logo, a redução anunciada em Sant’Ana é mentirosa”.

A nota ainda diz que “o número de famílias constantes no Cad Único em outubro era de 13.900, já o número de famílias santanenses cadastradas no programa Bolsa Família é de 5.695, o que proporcionalmente representa 15.96% da população de nosso município em famílias”.

A publicação, repostada no perfil pessoal da prefeita Ana Tarouco (DEM), ainda diz que “ a redução maliciosamente anunciada não reflete a realidade dos números locais, bem como ao que se aventa, haverá aumento do valor médio do novo benéfico do Auxílio Brasil”.

CONTRAPONTO

Procurado, o vereador Dagberto Reis disse que “o pessoal precisa aprender a fazer contas” e que “Fake News é a prática de quem quer confundir o povo”.

O petista explicou que em nenhum momento se referiu ao Bolsa Família e sim ao Bolsa Família e ao Auxilio Emergencial juntos, que somados resultam em mais de 19 mil pessoas que eram beneficiadas em Livramento e que perderam os recursos, considerando que ambos programas foram extintos pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).

“Em 2021 foram atendidas com Auxílio Emergencial e Bolsa Família em Livramento 19.893 pessoas. Agora , receberão benefício do governo com o fim do Auxilio Emergencial e o Bolsa Família , 5.598 pessoas através do novo Auxilio Brasil. Logo 19.893 menos 5.598 , o resultado é 14.295 sem renda, sem Auxilio e sem Bolsa em Livramento”, explanou o vereador a Reportagem.

O parlamentar ainda destacou que, em fevereiro deste ano, apresentou um ante projeto de lei que previa a instituição de uma renda básica municipal, no valor de R$ 100,00 para famílias cadastradas no Cad Único, mas que até o presente momento a prefeita não enviou em forma de projeto de lei para a Câmara de Vereadores.
“Não é fake , é verdade, parem de mentir e ajudem o povo que passa fome”, finalizou Reis.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos