qui, 25 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Primeira etapa do Enem será realizada neste fim de semana

Estudantes intensificam estudos para estarem preparados, neste domingo
Estudante Gabriela Linhares

Neste domingo (21), mais de três milhões de estudantes irão realizar a primeira etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Em Sant’Ana do Livramento, 1.090 estudantes se inscreveram para realizar a prova. A segunda etapa será aplicada no próximo domingo (28). Os portões abrirão ao meio-dia, horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para fazer as provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.
Um dos estudantes que está se preparando para realizar a prova é o Rodrigo Fagundes da Rosa, de 20 anos, que diz acreditar que o Enem é “o principal canal para ingressar em uma instituição Federal”. Rodrigo deseja cursar medicina e contou que gosta do estilo da prova e que as expectativas são boas, “mas gera ansiedade devido à importância da prova para os meus planos”.
Outro exemplo, é a estudante do Colégio Santa Tereza de Jesus, Gabriela da Luz Linhares, de 18 anos, que irá fazer o Enem com o mesmo objetivo de entrar na faculdade pública para atuar na área da saúde, em enfermagem ou fisioterapia.

Estudante Rodrigo da Rosa

Gabriela explicou que sua expectativa para a prova domingo “é alta por toda a pressão e planejamento durante o ano”, entretanto, destacou sua preocupação com algumas mudanças ocorridas. “Ainda bate certo receio pelas mudanças que ocorreram nos últimos dias em relação ao INEP e as atitudes impulsivas do atual presidente, que podem afetar significativamente o desempenho dos jovens”, disse.
Após a repercussão da declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que “o Enem terá a cara do governo”, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou esta semana, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá, sim, a cara do governo, como dito pelo presidente Jair Bolsonaro. Ribeiro detalhou o que isso significaria: “No sentido de competência, honestidade e seriedade. Essa é a cara do governo. Não temos nenhum ministro preso, nenhum caso de corrupção. Isso é importante”, disse Ribeiro.

 

 

Yuri Cardoso
yuri@jornalaplateia.com