sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Estudo busca avaliar a representação da mulher rural na cultura gaúcha

O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria visa documentar a importância da presença feminina no espaço cultural regional
Luiza Gomes, 23 anos (Foto: Cedida)

O programa Desperta Rio Grande, da Rádio RCC FM 95.3, foi escolhido para participar da pesquisa que está sendo desenvolvida pela UFSM, onde a cantora e compositora santanense Luiza Gomes Veloso, 23 anos, estudante de Licenciatura em Música e psicologia pela Universidade Franciscana, é uma das colaboradoras do projeto.
O projeto chamado “Representação social da mulher rural na cultura regional gaúcha: o papel das obras musicais, poesias e outras artes”, tem como objetivo conhecer e identificar como a mulher é representada na cultura gaúcha. A ideia surge da necessidade de evidenciar e ressaltar a presença feminina dentro do espaço cultural regional, que sempre foi um ambiente atrelado à figura masculina. Para a pesquisa, será realizada uma seleção de obras artísticas que terão seus discursos analisados. “Esse levantamento das obras contará com a colaboração de rádios de diferentes regiões do Estado, por acreditarmos ser este um difusor essencial da cultura gaúcha, presente na rotina de milhares de gaúchos. A partir dessas obras buscaremos identificar o que elas dizem sobre a mulher, quais atributos lhe são concedidos e como são descritos seus “lugares” nas estruturas sociais, compreendendo a articulação desses textos entre história e sociedade”, diz Luiza.
Sobre a escolha do tema, Luíza explica que este é um momento muito importante e de reflexão sobre a participação feminina em diversas áreas da sociedade. “Estamos num momento de reflexão sobre a figura da mulher na cultura regional gaúcha, representada em sua grande maioria por homens e com uma tímida presença de mulheres como intérpretes, mais ainda como compositoras e instrumentistas, mas em um movimento cada vez mais presente começam a ser mobilizados debates e espaços de reflexão e mudança, a exemplo do “Peitaço”, um encontro de mulheres atuantes na música regional gaúcha (do qual participei, assim como as parceiras de pesquisa), que hoje se consolida como um movimento de fortalecimento e visibilidade para as mulheres nesse cenário”, continua a cantora.
Já em relação à importância do Rádio na vida das pessoas, sobretudo nas cidades do interior, a estudante destaca que por ser um meio de comunicação muito abrangente e de fácil acesso, a sua influência na vida cotidiana ainda é muito marcante. “Pensando nos dias atuais, no interior, ainda temos pontos principalmente na área rural e nas estradas onde o sinal de celular e internet não chega, mas as frequências de rádio sim, sendo encarregadas de levar informação até essas pessoas. Ao mesmo tempo, na área urbana, o rádio se reinventa de acordo com o modo das pessoas consumirem mídia. É um companheiro de todas as horas e lugares, define a jovem.
Na opinião da estudante Luiza Gomes, a mulher gaúcha precisa de mais espaço nos meios de comunicação, assim como na arte em geral onde diversas narrativas acontecem sob um ponto de vista masculino. “Quando falamos em representações dentro da cultura gaúcha, buscamos entender através da arte (que é um retrato da sociedade) os papeis que são atribuídos a essas mulheres nos diferentes espaços que podem ocupar, seja na arte, no trabalho e na família. A cidadania exige uma postura de contestação e de buscar uma reconstrução dessas estruturas sociais e suas narrativas”, resume a estudante.

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e